sábado, 27 de agosto de 2016

COMO OBTER TEMPO CORRETO DE UMA OPERAÇÃO

A capacidade e profissionalismo do cronometrista no processo de fabricação poderá fazer toda diferença nos resultados e formação de custos operacionais. Digo isso porque o tempo padrão de uma determinada tarefa fará a diferença, por exemplo, no custo do produto assim como na programação de entregas de pedidos aos clientes, entre outras coisas.

Vamos por partes. Porque se cronometra um produto? Para termos a informação correta e assim podermos nos programar em nossas entregas e praticarmos um custo preciso.

A capacidade do cronometrista em determinar tempos corretos depende de uma série de fatores tais como – experiência, capacidade de observação, conhecer o processo e não simplesmente um mero manuseador de cronômetro.

Tirar o tempo de uma operação de costura exige análise de ritmo do operador, malicia para observar as alterações no comportamento da costureira, enfim, estudo da operação. Desta forma digo que esse profissional deveria ser mais valorizado em nossas confecções.

Cronometrar uma operação é algo simples, mas não é o bastante para determinarmos tempos corretos. O mais importante antes de determinar um tempo é determinar o processo correto em fazê-lo. Todos sabem que poderemos fazer uma operação de diversas formas, porém cabe ao cronometrista determinar a maneira ideal. Esse é talvez o papel mais importante desse profissional.


Acredito ser muito gratificante para um cronometrista quando percebe que consegui baixar o tempo de uma operação só porque mudou o método de fazê-la. Esse é o profissional que precisamos em nossas fábricas, que ajude no processo produtivo, que se empenhe na tarefa de baixar tempos e consequentemente aumentar as metas.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

OS MILAGRES QUE NÃO ACONTECEM

Existem empresas que acreditam que milagres vão acontecer no setor produtivo e salvará a caótica situação em que se encontram. Estou me referindo aos administradores que costumam usar uma frase típica de quem não tem conhecimento: - “tem que sair”.

Costumam acreditar que a produção fará milagres e quando não são atendidos por razões óbvias, despencam sua ira nesse setor que mais parece uma concentração de santos prontos para o impossível, pois só santos fazem milagres.

A empresa que não consegue distinguir necessidade de capacidade estará necessitando de milagres pois sempre acredita que produzirá o necessário.

Partindo da premissa que tenho um tempo de fabricação igual a 2 minutos de um produto qualquer, é obvio que só poderei produzir 30 peças por hora, acontece que por existir uma necessidade maior que 30 a administração “acha” que deverá produzir esse número, maior que a capacidade que é igual a 30 peças. Pergunto – como? Só milagre. Aí o setor chamado produção não responderá positivamente. A única possibilidade de se fabricar mais que a capacidade ficará para São Pedro, São João, Nossa Senhora e outros santos...


O que aconselho é que se busque mais recursos para se fazer mais que a capacidade instalada, mas com os mesmos recursos isso torna-se impossível. O que chamo de mais recursos? Cada situação exige recursos diferentes, pode ser equipamento assim como mão de obra ou eliminação de gargalos que limitam a capacidade atual. Deve-se fazer um estudo dessa limitação e buscar a solução, nunca esperar o saia um coelho da cartola da produção...

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

MEDALHA DE OURO

Muito tenho criticado o trabalho das líderes de produção em nossas confecções, isso é bem verdade, porém ultimamente tenho encontrado algumas que me fazem acreditar que nem tudo está perdido.

Tenho encontrado líderes que realmente fazem por merecer o título de líder.

São altamente positivas no que tange a saber motivar a equipe, seguidoras de regras e quando as coisas precisam energia são duras em suas atitudes.

É você sabe que estou falando para você grande líder que parece uma princesa comandando a equipe sempre pronta para enfrentar as dificuldades do dia a dia.


Agora em plena olimpíada quero te homenagear com uma medalha de ouro, você merece...

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

COMO OBTER SUCESSO NO TREINAMENTO

Que o treinamento é o futuro de qualquer empresa nem preciso falar, acontece que muitas empresas não conseguem ter sucesso em seus treinamentos porque não consideram alguns pontos fundamentais para tal.

Vamos estuda-los –

Em primeiro lugar considero que o treinador deve ser excelente, pois caso contrário não poderemos obter êxito. Agora pergunto o que é um treinador excelente? Treinador excelente é aquele que: -
1.       Conhece profundamente o assunto que se propôs ensinar.
2.       Pessoa de fácil comunicação.
3.       Calmo.
4.       Atencioso.
5.       Ser honesto em suas avaliações com a pessoa que está recebendo o ensinamento.
6.       Ser objetivo e direto.
7.       Aquele que busca feedback do aluno.
8.       Carismático.

Depois do treinador “excelente” o segundo passo para sucesso nessa tarefa é saber quem estamos treinando. Nesse quesito deveremos levar em consideração alguns pontos como: -
1.       O candidato está a fim de ser treinado? Quer aprender? Se as respostas não forem positivas, significa que o treinamento é em vão e estaremos perdendo tempo.
2.       O candidato tem capacidade de aprendizado? Da mesma forma se a resposta for negativa estaremos gastando tempo à toa.
3.       Qual é a expectativa da empresa em relação ao crescimento da pessoa a ser treinada? Tem futuro? Poderá crescer com esse treinamento e projetar “voos mais altos”?

Por fim precisamos saber se o método do treinamento é o ideal. Existem diversos métodos conforme os tipos de treinamentos, porém para cada caso deve-se estudar o mais adequado.

Em resumo podemos dizer que para obtermos sucesso em qualquer treinamento três são os alicerces – O treinador. O aluno. O método.

Portanto não adianta simplesmente treinar alguém se não levarmos em consideração esse alicerce. É por essa razão que muitas vezes as empresas não têm resultados satisfatórios e deixam de fazer o investimento mais importante para o sucesso da empresa – treinamento.