sábado, 25 de março de 2017

O MOMENTO CRÍTICO DA PRODUÇÃO

Afirmo que o momento em que a produção “balança” é na troca do modelo. O setup nem sempre é feita
com critério e a eficiência “despenca” cruelmente.

Porque isso acontece?

Geralmente a líder de produção não consegue enxergar o"time" certo da entrada do novo produto no processo e desta forma contribui para o esvaziamento da célula.

É natural que a produção diminua nesse momento, porém essa diminuição não poderá ser drástica. Aceita-se uma diminuição somente no momento da troca, mas a recuperação deve ser imediata.

Muitas vezes nesse momento, o novo produto requer uma regulagem diferente de máquinas, o que obriga a se trabalhar a manutenção adequadamente.

Os cuidados deverão ser redobrados, nesse momento, pois muda-se a receita de fabricação, muda-se a sequência operacional, muda também, em muitos casos, os aparelhos e guias para o novo produto.

O principal cuidado é fazer o novo produto “pagar carona” naquele que está saindo a ponto de quando a última peça do modelo velho estiver na última operação, a primeira peça do novo modelo deverá estar chegando também nas últimas operações.Isso não permitirá o esvaziamento da célula.


Portanto aqui vai um conselho às líderes de produção – acompanhamento total ao grupo, no momento da troca.
Boa sorte e boa troca...

segunda-feira, 20 de março de 2017

CÉLULA DE MANUFATURA


                             
             1.   Perceba que seu layout em formato de "U" facilita o fluxo da mercadoria que estará sempre
                buscando a última operação.
             2. Não existem acúmulos entre as operações, mas um simples pulmão de alimentação.
             3. Aparentemente o setor está vazio, é justamente o princípio fundamental, pois a mesma                                velocidade da saída é a da entrada da mercadoria.
             4. Tudo contribui para uma melhor visualização da mercadoria no processo produtivo.

         

sexta-feira, 17 de março de 2017

COMEMORAR VITÓRIAS

Precisamos aprender a comemorar as vitórias quando a produção apresenta bons resultados.

Alimentar o entusiasmo da costureira, quando os números são satisfatórios, é a chance que temos em manter os números em alta. Valorização de bons resultados massageia o ego do operador.

As metas, quando atingidas, são sinônimos de esforço, dedicação e comprometimento da equipe e esse fato por si só já é motivo para comemoração.

Existem diversas maneiras de comemorar essas vitórias. Nem sempre a comemoração está vinculada a dinheiro ou algum bem material, mas sim muito mais à moral. Evidente que se esse evento for acompanhado de algo material será bem-vindo.

O importante é passar uma mensagem à equipe vitoriosa: - “ vocês são bons” e esses resultados positivos serão ferramentas para muitas conquistas se continuarem acontecendo.

Precisamos diferenciar equipes eficientes daquelas que não apresentam resultados, provocados pelo mal desempenho dos seus elementos.

Lembrem-se – nada “cai do céu”. É difícil atingirmos metas e desta forma quando isso acontece não poderá “passar batido”.

O reconhecimento, a comemoração de bons resultados são fatores que contribuem para a motivação da equipe.


Portanto aprenda a comemorar muito com suas equipes vencedoras...

sexta-feira, 10 de março de 2017

ALEGRIA

Me desculpem os seguidores desse blog, hoje estou feliz.

Feliz porque acabo de sair de um cliente onde tudo funciona maravilhosamente bem (coisa rara em nossas confecções). É fantástico, quando as regras são seguidas integralmente e sem desvios de conduta dos envolvidos. Todos seguem as regras com prazer porque já experimentaram que isso funciona. Regra é a base do sucesso!

O treinamento nessa fábrica é algo constante e natural. Nunca encarado como custo, mas sim como investimento.

Quando o produto começa a ser produzido, tudo está devidamente preparado para que essa produção se transforme em resultados, pois os tempos já foram levantados, as receitas de fabricação já estão prontas e toda a informação do produto já fora passado para as costureiras. Maravilha! Resultado certo? Ainda não, mas se houver um desvio de números (coisa natural) tudo será resolvido imediatamente, pois a atitude dos líderes é invejável.

Isso não é maravilhoso?

Eu que tenho combatido de forma impecável a má atuação de alguns líderes me rendo à atuação de outros líderes maravilhosos que tenho encontrado.

Isso é fantástico.

A alegria que sinto, quando me deparo com algo desse tipo é imensa. Sentir que é possível, é uma sensação indescritível, perceber que não estou sonhando quando acredito no ser humano é muito gratificante.

Vou convidá-lo a fazer parte desse time.

Do time que acredita que tudo pode acontecer, apenas dependendo da sua vontade, da sua coragem, do seu comprometimento e da sua garra.

Esse será um time vencedor, que não tem medo de enfrentar as dificuldades do processo e está disposto a passar pelas barreiras que a produção encontrará.

Aos amantes da produção, quando vejo fábricas como essa, me sinto realizado e acredito que venceremos, por maior que possam parecer as dificuldades.


sábado, 4 de março de 2017

AS DIFERENÇAS DE OPERAÇÕES EM MÁQUINAS ELETRÔNICAS E CONVENCIONAIS

É necessário entender as diferenças das operações feitas em máquinas eletrônicas e em máquinas convencionais. Evidentemente o tempo padrão muda e desta forma altera as metas do produto a ser fabricado.

O departamento de engenharia da fábrica deve ficar atento à essas diferenças.

Uma máquina reta eletrônica, por exemplo, além de melhorar a qualidade do serviço reduzirá o tempo do mesmo, pois, descarta automaticamente a peça, evitando que a costureira corte a linha. Além disso evitará que a costureira coloque a mão no volante da máquina, pois ela posicionará a agulha sempre no mesmo lugar. Outra vantagem da máquina eletrônica é o retrocesso que facilitará os movimentos da costureira.

Além de melhorar qualidade, baixar tempo padrão da operação, outra vantagem é a eliminação do arremate da linha que sempre será cortada na base da costura, evitando assim que nos utilizemos de uma ajudante para cortar o excesso dessa linha.

Portanto são inúmeras as vantagens de se trabalhar com máquinas eletrônicas.

O curioso é que existem fábricas que possuem esse equipamento, mas por falta de treinamento ou conscientização a costureira acaba utilizando uma máquina eletrônica como se fosse convencional, perdendo assim todo o objetivo da mesma.

Nesse caso um pequeno treinamento fará com que a costureira que está acostumada a utilizar máquinas convencionais passe a utilizar a eletrônica.

Utilizar corretamente os recursos permitirá aumento em nossas metas produtivas o que consequentemente reduzirá custos operacionais aumentando os lucros da empresa ou pelo menos torna-la mais competitiva.

Aconselho sempre que quando a empresa for adquirir uma máquina reta, que seja eletrônica. Evidente que seu valor de compra é maior, porém esse “investimento” tem um retorno certo e rápido, pois como vimos acima seus benefícios são imensos.