quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

HENRY FORD E SEUS PENSAMENTOS


Ford foi, sem dúvidas, um grande exemplo de homem com visão ímpar.
O “pai do automóvel”, se é que podemos chama-lo assim, dizia, com muita propriedade, que a empresa que pensar no futuro, quiser crescer e ganhar da concorrência precisa se preocupar com três coisas: - Ter um produto com qualidade, reduzir custos de fabricação e pagar os melhores salários de mercado aos seus funcionários.
O tempo passou e mostrou que estava coberto de razões.
Em primeiro lugar, hoje, nos anos 2020 só tem condições de prosperar aquela empresa que tem como principal cartão de visitas a qualidade dos seus produtos. O consumidor ficou muito exigente no que tange a qualidade e desta forma só “dá espaço” para produtos com qualidade.
Não podemos desprezar o segundo item defendido por Ford – redução de custos operacionais. Lembrar sempre que o segundo item para uma boa venda é o preço do seu produto. Só ganha o pedido a empresa que além da qualidade têm o preço mais interessante e para isso é necessário ter boa produtividade.
Qualidade e preço só poderão ser realizados, se, eu tiver uma equipe de bons colaboradores, na empresa. Evidente!
Aí onde mora o perigo...
Equipe boa só com boa remuneração. Se você quer ter produto com qualidade e bom preço, só com uma boa equipe. Esse é o grande segredo do grande empreendedor.
Infelizmente grande parte dos empresários ainda não percebeu esse terceiro item defendido por Ford. Chego a ouvir (com frequência) – “pago o salário médio do mercado”. Os salários que ofereço aos meus funcionários são iguais à todas as empresas do ramo.
Se é assim, querido empresário, acostume-se a ter os mesmos resultados...você não está atraindo os bons para sua equipe, portanto seus resultados não serão melhores que os dos concorrentes. Uma pena! Sua empresa precisa ser atrativa, as pessoas precisam querer trabalhar na sua fábrica.
Sua oportunidade de sair na frente do concorrente é justamente ser diferente.
Pagar bons salários não significa aumento de custo, mais sim aumento de oportunidade de ter a melhor equipe e convenhamos, ter a melhor equipe, significa ganhar o jogo...
Você me entendeu...



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

COSTUREIRA DE PEÇA PILOTO x COSTUREIRA DE PRODUÇÃO


É necessário diferenciarmos a costureira de peça piloto e a costureira de produção. As duas são costureiras, porém com características diferentes.

A primeira é aquela que “estuda” a peça, analisa suas dificuldades de confeccionar e procura uma melhor maneira de fazê-la.

Já a segunda é a costureira de produção, que parte para executar sua tarefa com ritmo de trabalho, precisando aproveitar melhor o tempo.

A diferença entre as duas é justamente o ritmo. A piloteira é mais técnica, já a outra é aquela que executa a tarefa com mais rapidez. Em virtude dessa diferença, nunca poderemos cronometrar e definir o tempo de uma operação com uma piloteira, mas sim somente com a costureira com ritmo perfeito.