sábado, 23 de maio de 2020

VEM AÍ CURSOS DE PRODUÇÃO ONLINE


Amigo leitor desse blog estamos preparando diversos cursos de produção para indústrias de confecção.
Serão cursos com baixo custo e com conteúdo que poderão ajudar muito os profissionais que comandam e lideram o setor de produção.

Assim que prontos para serem comprados, divulgaremos nesse mesmo blog.

Aguardem...

terça-feira, 19 de maio de 2020

A GENEALIDADE DE GOLDRATT


Goldratt dizia em sua grande obra – “A meta”, que toda restrição ao sistema produtivo podemos chamar de gargalo. O gargalo é a “doença da produção.

Lembrar sempre que, produção é peça pronta e nunca operação pronta. Quero afirmar com isso que não adianta pregar a manga numa camiseta numa quantidade maior do que fechar suas laterais, só porque a manga tem um tempo menor de fabricação. Precisamos trabalhar equilibradamente, independente do grau de dificuldade das operações.

Afirmo que ter produção equilibrada é ter um fluxo de mercadoria e nunca um fluxo de capacidade de máquinas. Não é porque uma operação é mais simples do que a outra que deverei produzir mais essa operação. Tenho que fazê-las na mesma quantidade.

De nada adiantaria ter uma costureira que produza um milhão de mangas, sem que as demais operações também façam o mesmo milhão. Lembre-se, nem sempre produzir mais numa determinada operação é ter uma produtividade melhor, se o produto não ficou pronto.

É sempre bom não nos esquecermos da regra principal, na produção – entrada de mercadoria no processo produtivo deve ser igual a sua saída, ou seja, para cada peça que entrar deve sair uma e vice-versa...

Isso chama-se aproveitamento pleno de mão de obra, com a finalidade de redução de custos operacionais...

terça-feira, 12 de maio de 2020

PRODUÇÃO E CORONAVÍRUS


Assim como o corona vírus mata pessoas, o custo oculto mata a produção!

O que chamo de custo oculto? Todo aquele desperdício que mesmo não aparente contribui sobremaneira para a derrocada de empresas de confecção, assim como o vírus que ora vem assustando o mundo.

Que seriam esses desperdícios?

Vamos enumerá-los –
1.       Desperdício de mão de obra (talvez o mais grave). Ele acontece quando não existe equilíbrio entre os tempos operacionais ou quando se faz operações permitindo acúmulos intermediários.
2.       Má administração. Liderança sem treinamento adequado.
3.       Planejamento sem critério. PCP fraco, não acompanhando o processo produtivo.
4.       Falta de controles e falta de divulgação de resultados.
5.       Equipamento não adequado (manutenção falha ou máquina imprópria para a operação).

Muitos outros fatores poderão fazer parte dessa lista, porém esses são os que se apresentam com maior frequência.

Como podermos ver são fatores que dificilmente podemos quantificar, mas com certeza impactam nos resultados da produção, por essa razão os chamo de custos ocultos, que se não combatidos, fatalmente contribuirão para que o produto fique fora de competição no mercado.