sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O BOM DO RUIM


Nem tudo que é ruim pode ser encarado como desastre ou fracasso, mas o segredo do sucesso está em saber extrair alguma coisa boa dessa que consideramos ruim, nem que seja somente a experiência de passar por um momento ruim.

Nossa vida é cheia de altos e baixos, os dias são diferentes e cheios de oportunidades que muitas vezes deixamos de aproveitá-las porque estamos ocupados a lamentar as coisas ruins e assistimos o tempo passar sem tirar proveito desse ruim.

Talvez aí esteja o segredo da vida, pois é impossível não termos momentos desagradáveis que tenhamos que passar. Se for impossível, então, a solução é tentar reverter esse momento que chamamos de ruim.

Só buscamos os acertos quando as coisas não vão bem, desta forma, aprendemos, saímos da zona de conforto e vamos à luta, coisa que não fazemos quando as coisas estão bem.

Extrair alguma coisa boa de um momento difícil é algo tão inteligente quanto aprendermos com um erro. Historicamente os melhores períodos da humanidade se deram pós-guerras, onde tudo parecia perdido ou em momentos de crise aguda que obrigou o homem a se “mexer” para sobreviver.

Imaginemos agora dentro de uma fábrica. É bem verdade que existem momentos tão ruins para a empresa que acaba sendo fatal para sua continuidade no mercado, mas asseguro que talvez por não aproveitar para aprender é que as coisas chegaram a esse extremo.

A empresa precisa aprender a viver com as adversidades. Existem muitas variáveis que obrigam o empresário a tomar atitudes rápidas e não ficar esperando que no último momento saia um coelho da cartola. Milagres só para santos, o empresário ainda não tem essa capacidade. Administrar quando as coisas vão bem, é fácil, o difícil é passar por momentos ruins (mercado, política governamental, crises mundiais, etc.).

Lamentar, achar que foi vítima, são coisas que roubam energia do empresário e da empresa de um modo geral, quando o certo seria buscar forças com atitudes encorajadoras e tentar o mais rápido possível passar pela turbulência. Na áurea época dos navegadores toda vez que uma tempestade atingia um barco, a tripulação remava com mais força e rapidez para sair o mais rápido possível daquela tempestade.

A lição que fica é – toda vez que nos encontrarmos em momentos ruins, agir rápido para sair da zona perigosa e assim aprender e se preparar para o próximo período ruim com mais experiência.

Na verdade o que precisamos aprender é que tudo que é ruim pode nos trazer algo de bom. Muitas vezes precisamos dar um passo para trás para podermos dar dois para frente.

Bons momentos ruins e boa sorte!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário