sexta-feira, 4 de abril de 2014

UM CUSTO CHAMADO - SALÁRIO

Ford a muitos anos atrás já dizia que um dos sucessos de qualquer empresa é pagar salários acima da média, pois você terá gente a cima da média.

Estou acostumado a ouvir os empresários dizerem – pago salários conforme a média do mercado.

Grande vantagem, pois sua fábrica só poderá estar dentro de uma média medíocre, nunca será um local onde as pessoas fazem questão de trabalhar. Não existe diferencial, tanto faz trabalhar aqui ou ali, é a mesma coisa. Desta forma, isso me leva a crer que esse funcionário jamais criará raiz com a empresa, entrará naquele de “tanto faz”...
 
Então continue a pagar salários ridículos só porque está na média do mercado, desta forma obterá resultados ridículos como na maioria das confecções que encontramos em nosso país. Vocês sabem o que é piso salarial? Nada mais que o menor valor que se pode pagar para alguém desempenhar sua função.

Precisamos encontrar o empresário que disse que salário é custo. A necessidade de encontra-lo é não permitir que essa ideia se propague, muito embora, já a considero infiltrada nas confecções.

Provavelmente aí poderemos ter a origem dos grandes problemas da fábrica, principalmente nos setores de produção. Curioso constatar que quando uma empresa está em busca de um líder de produção ou uma encarregada de setor a primeira página que o empresário olha do seu currículo é a última, onde justamente encontra-se a pretensão salarial e de uma forma brutal ele começa a eliminar os currículos com pretensão mais alta.
 
Esse empresário faz parte daquele time que acredita que salário é custo.

Arrisco-me a dizer que esse empresário está redondamente enganado, pois salário não é custo, mas sim investimento que certamente terá retorno garantido.
 
Como poderemos trabalhar com gente insatisfeita com o pequeno salário que recebe? Ou posso até mudar a pergunta – como um bom profissional poderá se sujeitar a ganhar baixos salários? Tudo tem seu preço, bom profissional ganha bem, por ser bom, profissionais medíocres se conformam com salários medíocres... 

Portanto desconfie daquele candidato que tem salário ruim, pois provavelmente seu desempenho será igualmente ruim. Não existem milagres, isso é coisa de Deus ou santo, lá dentro da fábrica a realidade é muito diferente.

Você acredita que alguém que sabe que ganha o mínimo vai se entregar de corpo e alma a esse trabalho. Se você respondeu sim, meus pêsames, você está precisando rever seus conceitos em relação a trabalho x salários.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário