sexta-feira, 21 de abril de 2017

CRONOANÁLISE

A Schumacker Consultoria de Produção Ltda tem o prazer de informar a todos os leitores desse blog que no dia 06 de maio de 2017 realizará mais um curso. Trata-se de CRONOANÁLISE, curso esse indicado para todos os profissionais da área de produção.

O programa segue abaixo para ser apreciado –
1.       Cronometragem. Como fazê-la corretamente
2.       Tipos de cronometragem. Qual a ideal para sua fábrica.
3.       Como escolher a costureira para tal tarefa.
4.       A obtenção do tempo padrão.
5.       Como criar metas.
6.       O balanceamento do setor produtivo.
7.       A receita de fabricação. Exercícios. Fator predominante no fluxo de mercadoria.
8.       A melhor utilização da mão de obra.
9.       A montagem dos grupos de costura. Suas características.

Consulte-nos sem compromisso pelo nosso blog ou mesmo se preferir pelo e-mail abaixo
jrsconsultoria@terra.com.br. Se preferir – fone – (11) 985885458


Venha aprender a aproveitar todo potencial de sua fábrica. Estamos aguardando.

domingo, 16 de abril de 2017

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO

Deixando de lado o “modismo” (sempre que um resultado não é alcançado, vem alguém e diz – A equipe está desmotivada), realmente a motivação da equipe é o ponto de partida para o sucesso naquilo que se propõe a fazer.

Acontece que estamos falando de “gente”, coisa mais complexa que Deus já criou.

Já ouvimos gerações anteriores dizerem que empresas que funcionam são aquelas em que os funcionários trabalham felizes. Concordo! Porém, pergunto – “o que é trabalhar feliz”?

Percebam que estamos partindo de ideias que nem sempre são unânimes. O que deixa alguém feliz pode não ser o mesmo que deixa outro feliz. Aí as coisas se complicam porque estou afirmando que motivação é algo muito singular.  

Vamos às nuvens agora, quando afirmo que o que realmente motiva alguém é esse alguém perceber que poderá realizar um sonho. Eu disse sonho, você não entendeu errado. Você poderá, então, dizer, mas cada pessoa tem sonhos diferentes, portanto o que motiva um pode não motivar outro. Sim, exatamente o que estou afirmando.

E agora? Isso significa que em uma equipe de trabalho não existe um único fator de motivação? Exatamente o que quero dizer. Os fatores de motivação são diferentes porque as pessoas têm anseios diferentes (sonhos diferentes).

Desta forma fica a primeira grande lição ao líder dessa equipe – saber os sonhos de cada um dos elementos de sua equipe. Isso não significa que o líder deverá realizar os sonhos de cada pessoa da equipe, porém conhece-los e se mostrar disposto a ajudar a realização desse sonho.

Poeta, eu? Sonhador talvez? Pode ser, mas tenha certeza que se o foco não for a “pessoa do funcionário” nada funcionará. Lembre-se que não existe um bom funcionário se não for primeiro uma boa pessoa. Boas pessoas nem sempre conseguem ser bons funcionários, mas nunca existirá um bom funcionário que não seja primeiramente uma boa pessoa.

Desta forma afirmo que a atuação da liderança é fundamental para manter acessa a chama da motivação no ambiente corporativo.

A vida é feita de desafios e todos esses desafios poderão servir de combustível para a realização do alcance dos sonhos.

Trabalhar num ambiente que se enxergue a chance de crescer e obter resultados positivos poderá ser meio caminho andado para a realização de tais sonhos.

Sabemos que o fator “motivação” está completamente ligado aos resultados não só em se tratando de números, mas sim principalmente – “moral”. O ser humano tem uma necessidade muito grande de se sentir importante.

Muitos estudiosos têm feito trabalhos magníficos nessa área, a bibliografia que encontramos é imensa, mas acredito que precisamos simplificar o assunto e torna-lo mais perto do nosso dia a dia.

Porque alguém faria uma peça a mais? Qual o motivo para fazer todo potencial que tem? Realmente é necessário ter um motivo. Tudo é troca nessa vida, faço mais e sou recompensado. Estou sendo analisado como um profissional diferenciado, tenho maior valor, perante meus superiores, a aqueles que não fazem o que faço. Isso tudo permitirá que eu chegue mais perto dos meus sonhos (as recompensas – muitas vezes financeiras).

Preciso me destacar! Meu crescimento profissional está ligado à minha exposição. Sou bom no que faço, quero ser reconhecido. Isso me entusiasma e desta forma sou importante.

Perceba que o bem material nem sempre motiva alguém, entenda que não estou afirmando que o dinheiro não motiva, claro que também é um motivador, pois sem ele não temos nossas necessidades atendidas, o que por si só já seria um desmotivador, mas existem coisas mais importantes que o dinheiro. Se isso não fosse verdade não teríamos ricos descontentes nem pobres felizes.

Sonhos, sonhos e sonhos, poderemos resumir nossas vidas dessa forma. Vivo para atingir sonhos que começaram a aparecer em minha vida muito cedo. Quando era criança alguém falou – “vamos estudar para tirar notas boas porque senão o Papai Noel não vem”. Nossos pais aproveitaram-se de uma oportunidade para mexer com a realização de um sonho – ganhar um presente no fim do ano. E nós fomos buscar boas notas. Perceba existe uma barganha.

Crescemos, os sonhos mudaram, mas continuam fazendo parte de nossas vidas. Que bom, o que seria de nós se não sonhássemos?

Vocês já devem ter percebido que para que tudo isso aconteça será necessária muita “garra”, vontade de vencer, comprometimento, disposição. Acontece que nem sempre temos tudo isso, existem pessoas que desistem, se acomodam, deixam rolar, e entram numa zona de conforto negativa.

Nessa hora que a diferença acontece – um grande líder poderá dar esse gás, que certamente está faltando, o carisma de um comandante poderá fazer toda a diferença, ascender a vontade da equipe e sua superação será certa.

O mais curioso é que a motivação não vem sozinha, mas sim acompanhada de alegria, bom humor, felicidade, força interior, comunicação, dedicação, emoção, entre outras palavrinhas mágicas.

Estar motivado significa que por maior que possam parecer os problemas, estamos prontos para vencê-los e desta forma nos “turbinar” para os próximos desafios.


Força, acredite no seu potencial, enfrente seus “fantasmas” e estará pronto para vencer o “próximo jogo”...

sexta-feira, 7 de abril de 2017

O CARISMA DO LÍDER DE PRODUÇÃO

Em outras oportunidades já devo ter dito que não basta o líder ser um profundo conhecedor técnico se não tiver carisma para conduzir sua equipe. Isso não se discute!

Líder é aquele que consegue “arrastar” atrás dele uma equipe. Acho até que não necessariamente precise ser um profundo conhecedor do processo, mas sim um profundo conhecedor de “gente”. Pessoas que poderão fazer a diferença na hora da produção, se bem conduzidos.

Esse líder deverá ser um multiplicador de entusiasmo, um profissional que tenha a capacidade de enfrentar as dificuldades do dia a dia com “peito aberto”.  Nunca poderá ter medo de se expor, deverá ser o condutor da equipe e acima de tudo acreditar nela.

Existem coisas que não se ensina. Ou nascemos com ou nascemos sem. Estou falando de carisma.

Acredito muito no treinamento, ele sempre é bem-vindo. O líder deve e precisa ser treinado, porém ele nascerá com algumas características que não se aprende em escola, está em seu DNA.


Líder não pode ser tímido, assim como nunca deverá ser introvertido, sua postura deverá ser aquela que “chama a atenção” no seu jeito de falar, sua expressão corporal deverá ser usada como ponto forte nas atitudes, deverá vibrar com resultados, contagiar a equipe, corrigir os problemas, encarar desafios como oportunidade de crescimento, deverá passar à sua equipe uma energia positiva, enfim ter um grande carisma...