sábado, 18 de novembro de 2017

A VIRTUDE DA HUMILDADE

Líder de produção boa é aquela que sabe que não sabe tudo.

Tem a necessidade de aprender no dia a dia cada vez mais e assim crescer profissionalmente, por mais que já saiba.

Talvez o segredo disso esteja na humildade, pois só pessoa humilde aproveita cada oportunidade de aprender. Ninguém é obrigado a saber tudo só porque é líder, aliás, o líder não é aquele que tem o maior domínio técnico, mas sim o domínio de comandar a equipe.

Acontece que a maioria dos líderes de produção tem uma necessidade forte em mostrar que sabem mais que os elementos da equipe, como se isso lhe desse poder. Isso é característica do líder autoritário, aquele que o Taylor admirava. Bobagem, líder não é sinônimo de poder, mas sim de comando. Comandar sua equipe com equilíbrio, sensatez, justiça e dessa forma ter a equipe à mão.

Tenha certeza, amigos leitores, a humildade é uma das características de um bom líder. Nunca confundir humildade com fraqueza.


Aquele líder que se considera sábio ao extremo é aquele que não precisa mais aprender, pois ele “sabe” tudo... Desta forma perde a oportunidade de crescer, pois não aprimora seu conhecimento...

sábado, 11 de novembro de 2017

A SÍNDROME DO PRIMEIRO HORÁRIO

As empresas de confecção que estão acostumadas a ter um controle de produção de hora em hora devem estar perguntando porque o primeiro horário do dia é quase que sempre aquela que apresenta o pior resultado em termos de eficiência. Isso não é uma regra comum em todas as fábricas, mas tenha certeza, na maioria delas...

Alguns fatores contribuem para esse fenômeno –

1.       Costureira que chega atrasada ao trabalho, perdendo alguns minutos do 60.
2.       As turbinas humanas ainda “não esquentaram”.
3.       O próprio relaxamento do primeiro momento do dia.
4.       As “fofoquinhas” dos operários em comentar a noite anterior.
5.       O serviço que ficou “desarrumado” no dia anterior.
6.       Outros problemas pontuais.

Seja como for, o que vale é que essa hora mal trabalhada terá um peso no resultado ao término do dia, certamente baixando a média das eficiências do dia, como um todo...

Mais um ponto a ser trabalhado dentro do processo produtivo.

                                                                                                                                        

domingo, 5 de novembro de 2017

RESPIRAR NÚMEROS

Não me canso de afirmar que vivemos de resultados. Nossa vida é assim. De que adianta jogar bem e perder o jogo? É assim em nossa produção. Trabalhar maravilhosamente bem e não ter a peça pronta para faturar foi a mesma coisa que nadar o oceano todo e morrer afogado na praia. Explico melhor –

A costureira executa a operação no tempo correto, faz em consequência, o número de peças (naquela operação) que foi planejado, porém a operação posterior não acompanhou esse bom desempenho, costurou menos do que recebeu e por consequência não alimentou a terceira operação, conclusão resultados não atingidos, muito embora a costureira tenha trabalhado bem.

Esse é apenas um exemplo das perdas ao longo do processo e provavelmente a administração não está enxergando que o que vale é o resultado final.

Não são poucos os casos em que a célula trabalhar fortemente e não obtém resultados, muitas são as razões:-

1. A falta de equilíbrio dos tempos operacionais.
2. A não adoção de uma receita de produção adequada para o produto.
3. O controle que não existiu e dessa forma escondeu a ineficiência.
4. Um layout inadequado.
5. Uma costureira mal treinada para a operação que está executando.
6. A indisciplina generalizada dentro do grupo de trabalho.

Só citamos aqui meia dúzia de problemas que contribuirão para um resultado ruim, muito embora existam inúmeros outros casos que ajudarão nesse “desastre” produtivo.

O fato é um só, até trabalhamos bem, porém os resultados não foram satisfatórios.

A conclusão que chegamos é uma só – “o profissional (principalmente a liderança) deverá estar completamente “ligado no resultado final”. O que vale é o faturamento da empresa, de nada adianta se ele não for em busca do planejado. Evidente que existem caminhos para que esse resultado apareça, mas sempre deveremos busca-lo, sob pena de jogarmos todo esforço fora.