quarta-feira, 21 de agosto de 2019

GARGALO REAL versus GARGALO PROVOCADO


Toda vez que abordarmos o assunto gargalo produtivo deveremos diferenciar entre reais ou provocados.

Que são gargalos reais? Aqueles que se originam de operações complexas ou mesmo a falta de equipamento para realizar tudo que a mão de obra pode oferecer.

Poderemos ter uma célula com número de minutos máquinas insuficientes para os minutos mão de obra e fatalmente essa diferença nos levará à um gargalo verdadeiro, provocando a má utilização dessa mão de obra, fato esse que aumentará o custo operacional.

Outro gargalo natural é uma operação com tempo padrão muito elevado em relação as demais operações do mesmo produto. Se não tivermos um bom balanceamento, fatalmente os acúmulos intermediários se instalarão no processo e mais uma vez um desperdício de mão de obra.

Os dois fatos citados acima são diferentes de gargalos provocados.

O que chamo de gargalos provocados? São aqueles que aparecem pela ineficiência do sistema, podemos dar diversos exemplos –

1.       Produtos que entram na produção sem os respectivos aviamentos;

2.       A falta de aplicação de uma receita de fabricação adequada;

3.       Costureiras sem habilidades suficientes nas operações que estão realizando, que de certa forma não praticam os tempos padrões corretos;

4.       Manutenção deficiente, comprometendo o fluxo da mercadoria;

5.       Um plano de produção que advogue em favor da operação e não do produto;

6.       Outro fator qualquer que contribua para o não equilíbrio dos tempos operacionais.

Seja como for a análise dos gargalos produtivos deverão ser estudados pela gestão a fim de reduzir custos operacionais...

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

FALTA HUMILDADE


A falta de humildade de certos líderes de produção contribui para que esse líder continue ignorante no assunto em que tenta mostrar dominar. Isso é um fato!

De uma forma errada o líder tenta acreditar que só pelo fato de ser líder, já sabe tudo e nada mais precisa aprender. Ele está errado e certamente essa posição já é suficiente para mostrar que de líder, não tem nada.

Uma das qualidades de quem comanda equipes é ser humilde e desta prática, aproveita para aprender, até porque, quem foi que disse que líder precisa saber de tudo?

Acontece que esse tipo de líder também acredita que se não for assim, perderá a equipe. Pois saibam que é exatamente o contrário, ele será mais respeitado.

Líder não é aquele que sabe mais tecnicamente, mas sim aquele que sabe trazer atrás de si uma equipe toda.
Certamente para esse indivíduo que se intitula líder, está faltando humildade...

Aproveite e aprenda mais, não mascarando os fatos, pois saiba que você apesar da posição que ocupa na empresa tem muito ainda a aprender e muitas vezes com as pessoas mais humildes.