quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

PRÊMIO DE PRODUÇÃO - MERITOCRACIA


Valorizar a equipe cujo desempenho é bom pode ser um diferencial significativo.

Jamais poderemos desprezar as diferenças de resultados entre as equipes, pois estaríamos nivelando a produção por baixo. Quero advogar aqui em favor de premiar os bons. Mérito para quem merece! Resultado melhor – melhor salário, resultado pior – pior salário.

Acontece que nem sempre poderemos ter salários diferenciados, então poderemos corrigir esse desajuste com premiações, conforme tais resultados.

Quando falo em prêmio quero que fique claro que não é somente o prêmio material, mas outros tipos de prêmios poderão ser aplicados, tais como os prêmios que atinjam o EU da equipe com boa performance. 

Esse tipo de prêmio pode ser desde um simples elogio até mesmo a comemorações no fim do expediente, assim como um café da manhã com a diretoria da empresa, promoções, enfim, basta usarmos a criatividade...

Mas um prêmio que pode ser considerado de efeito mais agudo é realmente o prêmio em dinheiro, ainda mais considerando que o operário brasileiro ganha um salário extremamente baixo e desta forma, qualquer valor adicional terá uma grande relevância.

É importante saber que esse prêmio deverá obedecer alguns critérios e cuidados: -
1.       Partir de parâmetros palpáveis, com metas justas, acima de tudo.
2.       Um método simples, onde o mais humilde dos subordinados possa compreendê-lo.
3.       Transparecer os resultados no dia a dia, a fim da equipe saber em que patamar esses resultados se encontram.
4.       Deixar todas as regras claras, para essa premiação.

Sabemos, diante mão, que o prêmio só poderá ser um aliado na busca de bons resultados se, seguir as regras citadas acima, pois caso contrário poderá ser um tiro no pé.

Não podemos perder a oportunidade de salientar e lembrar os diretores e gestores, de um modo geral, que os prêmios foram feitos para ser ganhos, pois por incrível que possa parecer, existem gestores que ficam nervosos quando têm que pagar o prêmio.

Acredito que todos os gestores deveriam ficar felizes em pagar esse prêmio, pois se ele aconteceu é porque a produção atingiu seus melhores resultados...

Meu recado – “vamos diferenciar o bom do ruim, vamos pagar mais para os melhores, não vamos permitir que os grupos com bom desempenho se desmotivem, por não serem valorizados...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário