sexta-feira, 20 de março de 2020

VENCEREMOS


Momentos difíceis esses em que estamos passando! Talvez o mais difícil depois das guerras, mas como sempre, tudo tem um fim e essa crise também terminará. É bem verdade que não sabemos exatamente quando, mas com certeza, terminará.

Que fazer? Tenho certeza que diante desse caos que toma conta do planeta acabamos nos sentindo impotentes...

A vida continua, deveremos seguir rigorosamente as instruções dos profissionais da saúde, nada além disso. Quem sabe esse pouco já seja um muito.

Apesar de tudo, deveremos ter força para não cairmos em tristeza, depressão e outras doenças que tornariam ainda pior nosso dia a dia.

As confecções parando, a incerteza pairando no ar, mas vamos lá – venceremos...
Quarentena!
E agora?

Talvez possamos aproveitar esse isolamento para aprendermos um pouco mais. Que tal estudarmos um pouco? Aproveitar para nos aprimorar em nosso trabalho. Buscar leituras que possam enriquecer nossa volta?

Temos a internet, os livros, as matérias que podem fazer alguma coisa para você desempenhar melhores resultados na produção. Aproveite, você não está em férias, muito embora isolado em sua casa, poderá ter nos livros, por exemplo a sua companhia.

Força, isso vai passar. Logo poderemos nos encher de orgulho e falar, vencemos essa guerra.

Ponha isso em sua mente – VENCEREMOS.


quarta-feira, 11 de março de 2020

PALAVRAS MÁGICAS


Existem algumas palavras que chamo de mágicas, na vida de um líder de produção. Vejamos, não existe um líder sem carisma, assim como um líder sem atitudes, sem comprometimento, sem garra, poder de ação.

Percebam, amigos leitores, que carisma, atitude, comprometimento, garra e ação são ingredientes que fazem a diferença nos resultados, pois não existe nada mais desmotivador para uma costureira que ao olhar para sua líder, já vai pensando – “com essa líder aqui, não chegaremos a lugar nenhum”.

Costumo afirmar que nenhum grupo é melhor que sua líder, ou seja – o grupo fica a “cara” da sua líder. Não é de se assustar que grupo com boas costureiras se tornam fracas, porque sua liderança é fraca, assim como é comum nos depararmos com grupos de costureiras medianas, mas com resultados ótimos, pois sua liderança é ótima.

Em decorrência dessa afirmação acima é que sempre aconselho os diretores de confecções a pagarem bons salários para sua liderança, evidentemente, desde que ela tenha em seu DNA as palavras que chamo de mágicas.


quarta-feira, 4 de março de 2020

LAYOUT versus SEQUÊNCIA OPERACIONAL


Se a sequência operacional de um certo produto é tão importante para se obter metas, afirmo que não menos importante é um layout adequado para tal.

Sempre a gestão da produção deverá conduzir o produto para um caminho único – a última operação. Para que isso aconteça com mais eficiência, deveremos ter um layout adequado. Considero (sempre) que as duas operações mais importantes em qualquer produto são a primeira e a última.

A primeira operação é aquela que dá o início e introdução no produto na linha de produção e a última operação é o “gol do time”, ou seja, é o momento em que a peça poderá se transformar em dinheiro (por estar pronta). Desta forma quero afirmar que se houver um equilíbrio entre primeira e última operação a mercadoria não se acumulará em nenhuma fase do processo, fato esse que me permite dizer que a mão de obra foi bem aproveitada.

Talvez esse fato seja a mais importante do processo produtivo. Eliminar acúmulos intermediários através de equilíbrio operacional.

Equilíbrio operacional = mão de obra bem aproveitada.
Equilíbrio operacional = custo reduzido no processo.
Equilíbrio operacional = perfeito aproveitamento de equipamento.
Equilíbrio operacional = eficiência em alta.
Equilíbrio operacional = organização dentro da célula.

Portanto, perceba que isso faz a diferença, não apenas fazer a operação no tempo padrão pré-determinado.