segunda-feira, 24 de agosto de 2020

TREINAMENTO - PARTE TRÊS

 

Nunca é demais falarmos em treinamento! Eu considero a base do sucesso de qualquer empresa.

Vivemos num mundo de transformações permanentes e dessa forma o “novo” faz parte de nossas vidas. Sendo assim, afirmo que deveremos estar em “eterno” treinamento, pois tudo que é novo exige aprendizado.

Já temos exemplos, mais que reais, que os times que forem melhor treinados sempre estarão na frente dos concorrentes.

Acontece que nem todo gestor gosta muito de investir em treinar sua equipe, talvez por ainda não ter percebido que não se trata de custo, mais sim de investimento. Sim posso afirmar que treinar não é aumento de custo, mas muito pelo contrário, é redução de custos, uma vez que seus funcionários estarão mais preparados para fazer “bem feito”, evitando assim um retrabalho que causará perda no processo produtivo.

Estatisticamente você pode comprovar que a maior perda no setor produtivo é o retrabalho. O inimigo número um da produtividade. Sempre digo que produzir com precisão, com relação à qualidade, ou executar essa tarefa com defeito, o tempo será o mesmo. Sendo assim, quando produzimos com defeito teremos três tempos – produzir com defeito, desmanchar o errado e produzir novamente. Tenham certeza que para peça errada, perdemos quatro ou cinco peças boas.

Então, vale a pena investir em treinamento ou você vai continuar achando que é custo?

Outro fator importante quando abordamos esse assunto é saber quem treinar. Não podemos queimar “vela boa com defunto ruim”, ou seja, precisamos saber quem é o treinando –

a)      Quer aprender?

b)      Tem capacidade de absorver o treinamento?

c)       Gosta do que faz?

d)      Qual seu objetivo em relação ao seu futuro na empresa?

e)      É comprometido?

f)       É uma boa pessoa? Lembrar sempre que para ser um bom profissional será necessário ser uma boa pessoa. Nunca vi um bom profissional que não fosse primeiramente uma boa pessoa.

Caso tudo isso não seja considerado, aí sim o treinamento será apenas custo...

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário