A disciplina, ordem e organização terão um papel relevante
na condução do grupo de trabalho. Tudo isso tem como “azeite” as normas e
procedimentos que devem reger o sistema.
Procedimento. Precisamos ter um roteiro de trabalho para que
todos possam saber o caminho correto das ações, para que se possa
responsabilizar as pessoas, além de não permitir que tudo vire muito pessoal.
Não importa quem está fazendo, até porque não é a pessoa,
mas sim o cargo que essa pessoa ocupa.
O que tenho visto, em meus trabalhos de consultoria, é algo curioso.
Quando não existe uma documentação das tarefas, das obrigações e
responsabilidades muito claras, um organograma bem definido, todo mundo manda e
ninguém manda. Filho feio não tem pai. A arrogância e vaidade de certos “chefes”
compromete resultados.
Não é o João, não é o Antônio, mas sim os cargos que ocupam
é que determinam as regras.
Infelizmente as empresas, muitas vezes, não se atentam a
esse tipo de procedimento e o caos se instala na fábrica.
Precisamos de clareza, transparência, um caminho onde cada
elemento saiba rotineiramente seus afazeres e desta forma todo sistema possa funcionar
eficientemente.
Normas, procedimentos, regras. Esse tripé é o alicerce para
a organização funcionar como um todo.
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