quinta-feira, 24 de junho de 2021

O RESULTADO DOS 5 S

 

A organização numa empresa de confecção poderá contribuir sobremaneira nos resultados da produção.

Quando adotamos uma filosofia disciplinadora no que tange à “ordem” tudo fica mais claro e os desperdícios, que muitas vezes são camuflados, são minimizados, contribuindo para um custo operacional mais reduzido.

Existe um sistema muito eficiente que poderá contribuir para essa organização. Esse sistema apareceu no Japão e foi batizado de 5S.

Mas o grande segredo em fazer esses 5S funcionar é a educação e treinamento que toda fábrica deverá receber.

Utilização – descartar o que só ocupa espaço, na fábrica é uma boa maneira de se começar esse projeto.

Organização – cada coisa em seu devido lugar, ou um lugar para cada coisa.

Limpeza - fundamental para se eliminar desperdícios.

Padronização/Saúde –Sempre padronizar os processos, etapas, maneiras de se fazer.

Disciplina/Autodisciplina – educar, ensinar as pessoas cumprirem regras, normas e procedimentos.

Poderíamos nos estender sobre a matéria, porém, considero o mais importante é a participação e envolvimento ou ainda ir mais além, o comprometimento das pessoas que comandam o piso de fábrica, para tornar uma realidade esse projeto tão benéfico para a empresa.

 

quinta-feira, 17 de junho de 2021

O PROCESSO DA ADMISSÃO

 

Acredito que saber admitir um funcionário é meio caminho para o sucesso da empresa. Infelizmente tenho visto que nem sempre as confecções admitem corretamente e depois se veem numa “saia justa” quando têm que o demitir, percebendo que fez uma contratação equivocada.

Não basta uma costureira, por exemplo, ser boa tecnicamente, se não for boa funcionária. Explico a diferença: - não necessariamente uma boa costureira é uma boa funcionária. Ser boa costureira significa que ela sabe costurar bem. Só.

Ser boa funcionária é aquela que além de costurar bem, é bom caráter, tem comprometimento, responsabilidade, sabedora de suas obrigações e colaboradora, buscando o melhor para a empresa.

Prefiro admitir uma boa funcionária, que poderei torná-la uma boa costureira que admitir uma costureira só pelas habilidades técnicas, pois técnica você ensina, caráter não...

Aos profissionais de RH aqui vai o meu conselho – “sempre dê preferência, no momento da contratação, àquela que tem brilho nos olhos, aquela que você perceba que gosta do que faz, pois assim você terá mais chance de acertar na admissão...

Não se esqueça que você poderá adquirir mais conhecimento sobre o assunto se entrar no link

is.gd/lideresdeproducao e comprar o curso Líderes de Produção.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

A FALTA DE VISÃO

 

Impressionante a falta de visão do gestor de produção, em certos casos. Aliado à falta de informação dos produtos que se fabrica, instala-se um caos terrível no setor produtivo.

Na verdade, uma coisa está ligada à outra, pois a falta de informações já mostra a falta de visão empresarial desse gestor.

Tudo é feito no “eu acho”.  Nada é baseado em números. Não se sabe o potencial dos setores produtivos, não se sabe os reais resultados alcançados, não se sabe o custo verdadeiro do produto que se fabrica, não se sabe a eficiência do setor, não se sabe as metas desses produtos, enfim, essa fábrica não sabe onde quer chegar...

Por essa e outras razões que muitas confecções vivem por serem teimosas, fechar mês no vermelho passou a ser algo tão comum que seus diretores nem se queixam mais, como se isso já fizesse parte de uma rotina normal.

Só que vou dizer que isso tende a ter um fim. Dinheiro não dá em árvore e um dia a casa cai, ou a empresa gera recursos financeiros que lhe permitam a ficar no mercado ou está se aproximando do fim. Posso afirmar que esse fim é triste...

Aconselho, senhor gestor, a mudar suas atitudes em relação à controles, relatórios, recursos informativos enquanto existe tempo, porque se esperar muito vai ser tarde...