terça-feira, 23 de novembro de 2021

EXEMPLO

 

Mais uma vez voltamos a um tema que define os resultados da produção: - Liderança!

É curioso o fato de que os resultados dependem muito mais de um líder do que da sua equipe. Não precisamos mais falar que o líder é quem “faz acontecer”. Saiba que o grupo fica a “cara” do seu líder. Não existe equipe melhor que o líder, portanto ele precisa ser exemplo...

Tenho visto, em minhas andanças pelas fábricas, que muitas vezes uma equipe fraca tecnicamente se agiganta quando tem um grande líder e uma equipe com elementos muito bons se apequena, quando é comandada por um líder fraco. Isso é um fato!

Infelizmente sinto que as empresas de confecção, de um modo geral, não têm investido na preparação dessa liderança. Não a treina, não permite que desenvolva o potencial, que muitas vezes só precisa ser melhor utilizado, enfim, não enxerga que esse profissional é a base do sucesso, sem falar que em muitos casos, seus salários também não são atraentes...

Um bom líder deve ter algumas características fundamentais para desempenhar bem suas funções. Uma delas é o carisma! Líder sem carisma, não é líder! Outra é o exemplo que deve ser sempre para sua equipe, sem essa qualidade, dificilmente poderá exigir da equipe uma conduta que favoreça bons resultados.

Aquela filosofia que é aplicada na maioria das fábricas – “Faça o que eu falo, não faça o que eu faço” é desastrosa.

Líder é exemplo. E ponto final...

terça-feira, 16 de novembro de 2021

CARGO DE CONFIANÇA

 

Não seria necessário dizer que o cargo de liderança é um cargo de confiança, apesar de que nem todos os gestores agem dessa forma.

Quando uma profissional foi escolhida para tal tarefa, subentende-se que isso já bastaria para definir a confiança que deve ter junto ao corpo de gestores da empresa, porém nem sempre isso acontece.

É bem verdade que enquanto ela estiver em período de treinamento, deverá ser acompanhada mais de perto pela gerência, porém a sua confiabilidade nunca poderá ser questionada. Afinal, o que está sendo treinado, nesse momento, não é sua “palavra”, mais suas habilidades técnicas.

Recomendo que antes de escolher uma futura líder, tenha certeza que seu caráter é inquestionável, pois caso contrário, não poderá exercer a função.

Uma coisa é a parte técnica (que certamente será alvo de treinamento), outra é sua postura como “gente”. E nunca se esqueça que em se tratando de confiança não existe o “mais ou menos”, confiamos totalmente ou não confiamos...

 

sábado, 6 de novembro de 2021

O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, O BOLSO SENTE...

 

Meu avô dizia que “o que os olhos não veem o coração não sente”, me arrisco a mudar essa frase para “o que os olhos não veem o bolso sente. Exatamente isso é o que ocorre em nossas confecções.

Muitas vezes isso é o que ocorre no setor produtivo das nossas confecções. Os gestores e líderes de um modo geral, fazem de conta que tudo vai bem e fazem “vistas grossas” para problemas que certamente vão impactar financeiramente.

Só para termos alguns exemplos da nossa afirmação: -

1.       Não veem, por exemplo, os acúmulos intermediários que são formados por desequilíbrio de tempos operacionais.

2.       Não acompanham os relatórios de produção (se é que têm) frequentemente.

3.       Permitem que produtos entrem em produção sem aviamentos.

4.       Não veem que a indisciplina do setor faz com que a costureira perca o foco e consequentemente contribua para inúmeras peças com defeito, gerando assim retrabalho.

5.       Não perceberam ainda que treinamento não é custo, mas sim investimento.

6.       Ainda não conseguiram enxergar que toda peça, antes de entrar no processo produtivo deverá ser estudada.

7.       Que a líder de produção não deverá trabalhar com as mãos, mas sim com a cabeça, nunca se sentando em máquinas, mas sim comandando o grupo.

Deixo aqui somente esses sete itens, mas certamente poderíamos chegar em mais de 100, tal a falta de visão de certos líderes e gestores.

Pode até ser que os olhos estejam vendo, mas prefiro dizer que não... Pois de qualquer forma, com certeza o bolso da empresa sentirá, essa falta de competência...