segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

UM INTEIRO OU DUAS METADES?

 

Em se tratando de produção, eu pergunto aos senhores gestores – “você prefere ter dois produtos pela metade ou um produto inteiramente pronto? ”.

Se essa pergunta me fosse feita, eu não hesitaria em responder que prefiro ter um produto pronto!

Um produto pronto eu posso faturar, entregar para meu cliente e satisfazê-lo, porém, dois produtos pela metade, além de não entregar nenhum, perco faturamento.

Isso contribui para que possamos ter melhor aproveitamento de mão de obra. Quando criarmos a meta de um produto qualquer, devo fazer uma RF (receita de fabricação) para o grupo completo e jamais colocar outro em paralelo, pois estarei dividindo a mão de obra de forma que não consigo concluir nenhum deles.

Se a minha expedição estiver “gritando” a necessidade de dois produtos para atender pedidos, deverei produzir primeiro um, termina-lo e depois o segundo, nunca tentar fazê-los simultaneamente no mesmo grupo. Só poderei produzir simultaneamente se utilizar outro grupo de costura.

Costumeiramente comete-se um “pecado” na produção – “inicia-se muitos e não se termina nada”... É por essa razão que encontramos peças paradas no processo produtivo, interrupções no processo que onera violentamente os custos operacionais.

 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

NÃO EXISTE GRUPO MELHOR QUE SUA LÍDER

 

Posso afirmar, sem medo de errar, que nunca existirá um grupo melhor que seu líder!

Curiosamente o grupo fica “a cara do líder”. Líder bom, grupo bom, líder fraco, grupo fraco, por mais que existam costureiras boas nessa equipe.

Muitas vezes me deparo com grupos que possuem excelentes costureiras, mas que são comandados por lideranças pouco eficientes, não preciso nem comentar – “resultados ruins”. Da mesma forma que em outros casos temos costureiras não tão boas, porém, a líder saber extrair o melhor de cada elemento da equipe – “resultados muito bons”.

Portanto caro gestor, saiba que investir na liderança é fundamental para tornar o setor eficiente.

Infelizmente não tenho visto as empresas investirem no treinamento e preparação desse profissional que faz toda a diferença nos resultados. Uma pena!

Treinar sua líder, prepara-la tecnicamente e principalmente comportamentalmente é vital para obtenção de bons resultados. Existem algumas características que devem fazer parte do perfil dessa líder de produção, tais como: -

1.       Postura.

2.       Saber motivar a equipe.

3.       Saber puxar a produção. Cobrar com inteligência.

4.       Passar para seu time a importância dos resultados.

5.       Transmitir confiança para a equipe.

6.       Ser justa.

7.       Se mostrar dinâmica.

O grande problema é que em muitos casos além de ter que conviver com líderes fracas tecnicamente, também são fracas na condução de administrar pessoas.

Está faltando treinamento nessa empresa.

Depois não se surpreenda com resultados desastrosos...

 

 

 

 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

NORMAS E PROCEDIMENTOS

 

Toda vez que quisermos ter sucesso na produção, será necessário ter normas e procedimentos bem claros para todos os envolvidos.

Devo afirmar que nenhum sistema que você adote para a sua produção funcionará se não tomar por base normas e procedimentos, que deverão ser a sustentação dos resultados.

Milagre não existe, tudo deverá ser administrado obedecendo regras!

Infelizmente, existem certos gestores que não são disciplinados no que tange a acompanhar, por exemplo, relatórios e controles de produção, fato esse que os surpreendem quando os números estão péssimos...

Aqui vai uma dica para você poder ir corrigindo os desvios que são naturais ao longo do processo – “acompanhe, lendo e verificando os relatórios em curtos espaços de tempo”.

Caso contrário, amargue os resultados, que certamente serão desastrosos...