terça-feira, 27 de setembro de 2022

LIDERANÇA FORTE

 

A força da liderança não está na força, mas sim no jeito!

Um líder forte é aquele que tem firmeza nas atitudes, tem jeito para cobrar o subordinado que não atua com disciplina, sabe conduzir uma conversa, mesmo que áspera, sem se alterar e faz com que sua equipe o respeite, não só na parte técnica, mas também na obediência as regras criadas pela empresa.

Isso é a força do líder! Ele age com segurança e transmite essa segurança para a equipe. Nunca se torna um refém do subordinado, mas sim um aliado para que o mesmo tenha uma boa performance ...

terça-feira, 13 de setembro de 2022

BOA COSTUREIRA x BOA FUNCIONÁRIA

 

Tenho dito que não necessariamente uma boa costureira é uma boa funcionária. Vamos por partes. O que é uma boa costureira? É aquela que tem polivalência, costura com qualidade, tem ritmo de produção frequente! O que é uma boa costureira que também é boa funcionária? É aquela que tem tudo isso de boa costureira e mais alguns quesitos fundamentais para ser chamada de boa funcionária, tais como – pontualidade, disciplina, seguidora de regras, caráter, comprometida com resultados e acima de tudo boa pessoa...

Costumo dizer que não existe um bom profissional que não seja primeiro uma boa pessoa.

Conheço boas pessoas que não conseguem ser bons profissionais, mas nunca conheci uma boa profissional que não tivesse sido primeiro uma boa pessoa.

Se tiver duas candidatas para apenas uma vaga de costureira, sempre vou optar pela boa funcionária para depois verificar suas qualidades como costureira, até porque consigo ensinar alguém uma ser boa costureira, mas ser boa pessoa não consigo...

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

O CONTROLE DA PRODUÇÃO

 

Temos sugerido aos gestores de produção que reduzam o tempo de análise para poder corrigir, mais rapidamente, algum desvio de resultado.

É interessante que controlemos a produção no intervalo a cada 60 minutos.

A informação é ferramenta correta para que a partir do controle de hora em hora, possamos verificar se estamos realizando aquilo que poderíamos. Nunca é demais lembrar que produção não se mede pelo número de peças, mas sim pela eficiência, pois a partir do momento que tenho produtos com tempos diferentes, tenho metas diferentes.

Também é muito importante, nesse contexto, a informação dos resultados, pois a equipe envolvida no processo terá noção dos resultados em relação às expectativas.

Cabe ao líder do grupo administrar esses controles e as informações, pois quando isso é bem trabalhado, cresce a motivação entre os elementos do grupo. Isso é que chamo de “puxar” produção.

Motivar, corrigir, vibrar com resultados positivos. Essas atitudes da liderança fazem com que o grupo se torne dinâmico e obtenha bons resultados.