sábado, 24 de fevereiro de 2024

COBRANÇA SAUDÁVEL

 

A cobrança por bons resultados deve ser uma prática adotada por todos os líderes de produção, dentro da confecção. Por mais incrível que possa parecer, onde não existe cobrança por bons resultados também não existe motivação. Acompanhe meu raciocínio.

Quando o líder não cobra seu subordinado, quando os resultados desse são baixos, esse profissional começa a entender que ele não é importante para o grupo de trabalho, pois se o resultado foi fraco e ninguém o cobrou só resta compreender que tanto faz se seu desempenho está bom ou não. Ele acaba se perguntando – “qual a diferença entre ser bom ou não”, tanto faz o meu resultado, meu líder nem sequer se importa se meus números estão ruins... Conclusão – desmotivação!

A cobrança por números saudáveis sempre será importante, pois tem a finalidade de valorizar o profissional.

Afirmo que onde não existe cobrança, não haverá bons resultados...

A cobrança, quando bem-feita poderá ter vários benefícios para a equipe:-

1.        Motiva o subordinado, pois ele perceberá que é importante.

2.        Tira as pessoas da zona de conforto.

3.        Contribui para melhores resultados na equipe.

4.        Aqueles que estão conseguindo bons resultados, na equipe, não se sentirão injustiçados, pois percebem que os fracos estão sendo incentivados à melhorar a performance, contribuindo dessa forma para o resultado do time.

5.        Os resultados fracos podem estar acontecendo por falta de treinamento adequado e sendo assim, o líder poderá corrigir.

Mas, como toda “moeda” tem dois lados, a cobrança poderá ser negativa, desde que o líder não saiba fazê-la.

Cobrança não é sinônimo de “maus tratos”, estupidez ou humilhação, será, sempre necessário saber o porquê dos maus resultados, corrigi-los e acompanhar a evolução.

A não ser que os maus resultados sejam propositais, aí não resta outra solução que não seja a dispensa do funcionário.

 

 

 

 

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