quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O QUE FAZER COM O QUE NÃO FOI FEITO?

 

Quando uma operadora não consegue fazer a operação no tempo padrão determinado, poderemos atribuir esse fato à diversos problemas que muitas vezes a gestão não percebe. Vamos lá:-

1.        Ainda não está treinada o suficiente para ser eficiente nessa tarefa.

Solução – dar tempo para que se intensifique o treinamento e com um bom acompanhamento avalie-se a evolução.

2.        A operadora está desmotivada.

Solução – Levantar os motivos para tal desmotivação e dependendo das causas, solucioná-las, em último caso, se não houver mais recuperação, substituí-la o mais rápido possível.

3.        O método da operação errado.

Solução – Caso a operadora estiver usando um método inadequado para executar tal operação, corrigi-lo. A partir de estudado e treinado, o problema estará resolvido.

4.        Equipamento que está sendo utilizado.

Solução – Caso a operação esteja sendo feita numa máquina inadequada, procurar um equipamento correto para executar a tarefa.

5.        Manutenção.

Solução – Por mais incrível que possa parecer, muitas vezes a operadora está com sérios problemas de manutenção em sua máquina, porém não pede “socorro”. Dessa forma a líder deverá sempre estar atenta à esse aspecto.

6.        Problemas de qualidade provocado por outro setor.

Solução – A costureira poderá estar sendo vítima de um problema originado na modelagem ou mesmo no setor de corte (má qualidade) e dessa forma não consegue ser eficiente em sua tarefa. Da mesma forma sua líder deverá resolver esse problema no setor de origem do problema (nesse caso corte e/ou modelagem).

7.        Um layout mal estudado.

Solução – Verificar se os postos de trabalho (máquinas e equipamentos) não estão “roubando” tempo das operações, na medida em que a mercadoria tem um deslocamento desnecessário. Acertar o posicionamento das máquinas.

8.        Outro fator qualquer.

Solução – Existem outros fatores que podem ser determinantes no sucesso dos tempos da operação. Nesse caso especial a líder deverá estudá-lo e corrigir o mais rápido possível.

Na verdade são muitos os motivos que levam a operadora a não conseguir fazer a tarefa no tempo determinado, porém, os mais comuns são os citados acima, mas deve ficar claro que a ação da líder deverá ser imediata a fim de se corrigir e alinhar novamente o setor.

 

 

 

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

DISCIPLINA E PREDETERMINAÇÃO

 

A disciplina e a predeterminação são os pontos iniciais para se obter resultados satisfatórios, na produção.

Quando tenho uma equipe focada e determinada a obter bons resultados, dificilmente essa equipe vai deixar de ter sucesso. São qualidades que qualquer bom operador tem como princípio.

Talvez isso deva fazer parte da cultura de um povo, vejam por exemplo o Japão. É um povo muito disciplinado e com uma determinação quase única em “fazer bem-feito”, além de ser eficiente nos resultados. Por essa razão que é uma potência tecnológica.

Mas vamos voltar à nossa realidade. Nossos líderes de produção deverão ser orientados à treinar nossas costureiras e ajudantes a praticarem essas qualidades.

Nunca podemos nos esquecer que vencer um concorrente no mercado tão competitivo que vivemos nos dias de hoje, só com um caminho – qualidade ótima e preço bom, coisas que só conseguimos com muita disciplina e uma predeterminação muito forte...