quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O QUE FAZER COM O QUE NÃO FOI FEITO?

 

Quando uma operadora não consegue fazer a operação no tempo padrão determinado, poderemos atribuir esse fato à diversos problemas que muitas vezes a gestão não percebe. Vamos lá:-

1.        Ainda não está treinada o suficiente para ser eficiente nessa tarefa.

Solução – dar tempo para que se intensifique o treinamento e com um bom acompanhamento avalie-se a evolução.

2.        A operadora está desmotivada.

Solução – Levantar os motivos para tal desmotivação e dependendo das causas, solucioná-las, em último caso, se não houver mais recuperação, substituí-la o mais rápido possível.

3.        O método da operação errado.

Solução – Caso a operadora estiver usando um método inadequado para executar tal operação, corrigi-lo. A partir de estudado e treinado, o problema estará resolvido.

4.        Equipamento que está sendo utilizado.

Solução – Caso a operação esteja sendo feita numa máquina inadequada, procurar um equipamento correto para executar a tarefa.

5.        Manutenção.

Solução – Por mais incrível que possa parecer, muitas vezes a operadora está com sérios problemas de manutenção em sua máquina, porém não pede “socorro”. Dessa forma a líder deverá sempre estar atenta à esse aspecto.

6.        Problemas de qualidade provocado por outro setor.

Solução – A costureira poderá estar sendo vítima de um problema originado na modelagem ou mesmo no setor de corte (má qualidade) e dessa forma não consegue ser eficiente em sua tarefa. Da mesma forma sua líder deverá resolver esse problema no setor de origem do problema (nesse caso corte e/ou modelagem).

7.        Um layout mal estudado.

Solução – Verificar se os postos de trabalho (máquinas e equipamentos) não estão “roubando” tempo das operações, na medida em que a mercadoria tem um deslocamento desnecessário. Acertar o posicionamento das máquinas.

8.        Outro fator qualquer.

Solução – Existem outros fatores que podem ser determinantes no sucesso dos tempos da operação. Nesse caso especial a líder deverá estudá-lo e corrigir o mais rápido possível.

Na verdade são muitos os motivos que levam a operadora a não conseguir fazer a tarefa no tempo determinado, porém, os mais comuns são os citados acima, mas deve ficar claro que a ação da líder deverá ser imediata a fim de se corrigir e alinhar novamente o setor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário