sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

METAS FRACIONADAS

 

Que significa meta fracionada?

Trabalhar em pequenos lotes de produtos, para que a peça sempre fique pronta (completa).

Nada mais é do que dar chance para que as operações sejam feitas de forma alternadas.

Por que fazer as operações de forma alternada?

Para ter um melhor aproveitamento da mão de obra sem comprometer o fluxo da mercadoria no sistema produtivo.

Partindo da premissa que o fluxo de mercadoria ininterrupto é o condutor da produção, preciso dosar as operações conforme seu tempo padrão. Quero afirmar com isso que as operações com tempos menores exigirão menos mão de obra do que as operações complexas que tem tempo padrão maior.

Uma regra fundamental no processo produtivo é o equilíbrio! Nunca poderemos advogar em favor da operação, mas sim do produto como um todo. Lembrar que produção é peça pronta, caso contrário, os acúmulos intermediários provocarão um mal aproveitamento da mão de obra, onerando custos operacionais.

A carga de máquina nos mostra que cada uma das operações deverá ser produzida no mesmo número, mesmo com tempos completamente diferentes, sendo assim haverá necessidade de revezamento nas operações.

Acompanhe na receita abaixo. As costureiras fazem mais de uma operação. Naturalmente nunca poderão fazer toda uma operação, para depois iniciarem a outra. Deverão revezar sem comprometer o fluxo, conforme combinamos acima.

O período de uma hora é muito grande e dessa forma, só se revezarmos, porém, se eu fracionar minha hora em 15 minutos ou ao menos em 30 minutos, aí sim poderei fazê-las sem revezar, desde que a costureira obedeça ao número de peças da fração.

Exemplo se o produto tem meta de 100 peças por hora e quero fracionar em 15 minutos, deverei fazer 25 peças por vez.

Costureira A – receita 100 peças unir ombros e 40 peças pregar etiqueta. Como deverei fracionar?

1º.. Divido 100 peças por quatro (15 minutos). Isso significa que fará 25 peças, depois divido 40 peças por quatro e significa que fará 10 peças, ou seja,

Essa costureira a cada 15 minutos deverá unir ombro de 25 peças e; 10 peças pregar etiquetas.

Essa seria a única forma de aproveitar bem essa costureira, sem criar um acúmulo intermediário e nem faltar peças para as operações posteriores. Equilíbrio é a mágica da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário