quinta-feira, 8 de maio de 2025

PRODUZIR INTERNAMENTE OU BUSCAR UM FACCIONISTA?

 

Diariamente sou consultado, por empresários, se existem vantagens ou desvantagens em se produzir internamente ou “fica mais barato” a produção em facções.

Partindo de um raciocínio lógico, costumo dizer que o faccionista não trabalha sem ter lucro e portanto se a empresa tiver eficiência interna sempre será mais vantajoso produzir internamente, pois esse lucro do seu faccionista acaba sendo um custo adicional. Veja bem a minha observação – “desde que a empresa seja eficiente em sua produção”.

Acontece que grande parte das empresas que visualiza a possibilidade de se produzir “fora” é porque não tem uma eficiência saudável. Nesse caso aconselho a se produzir em facções, muito embora corra riscos, tais como:-  receber peças com defeito, fora do prazo e assim comprometendo datas de entregas ou ainda ter costureiras para consertar defeitos, além dos custos de administrar suas peças “fora de casa” e outros aborrecimentos que poderão onerar os custos de fabricação.

Perceba que cada situação exige uma solução diferente, ou seja, existem casos que vale a pena se produzir em faccionista, porém, na maioria dos casos aconselho cuidar para que seu setor produtivo seja eficiente e tudo se resolva dentro dos seus domínios.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

TIPOS DE LIDER

 

Se você procurar em uma biblioteca ou mesmo na internet um estudo sobre líder vai achar matéria para ler por mais de um ano. Muitas definições sobre essa figura que cada vez está mais raro.

Eu, na minha condição de consultor de produção, fiz um estudo simples e objetivo de um líder, classificando-os em cinco tipos (são aqueles que encontro no meu dia a dia, no meio das fábricas).

1.        Lider Paizão. É aquele cego que gosta de proteger a equipe, independente se tem ou não razão. Gosta e acredita que sua proteção seja um escudo. Nocivo à empresa, pois acredita que sua equipe nunca erra.

2.        Lider Democrático. É aquele hipócrita que diz ouvir todos os elementos da equipe que comanda, porém suas ideias jamais poderão ser contestadas. Lembrar sempre que democracia e anarquia “andam juntas”, se não forem bem administradas.

3.        Lider Político. Esse acha que engana à todos. Gosta de ficar em cima do muro e não consegue esconder suas preferências pelo subordinado bajulador e puxa-saco.

4.        Lider Autoritário. Aquele que acredita que a força sempre deve estar presente. Manda, não tem respeito pelos subordinados e suas atitudes são sempre desrespeitosas.

5.        Lider Moderno. O único que deve ser estudado.

Que seria um líder moderno? É aquele que reuni uma série de qualidade, tais como:-

a)        É exemplo para a equipe.

b)       Amigo, porém sabe avaliar o certo e o errado.

c)        Respeitoso.

d)       Ensina seus subordinados.

e)        Tem um caráter exemplar.

f)          Justo, acima de tudo.

g)        Transmite segurança para a equipe.

h)        Sabe cobrar, sabe elogiar.

i)          Motivador, ao extremo.

Como mencionei, esse profissional está cada vez mais difícil de encontrar no mercado de trabalho.

O empresário deverá remunerá-lo muito bem, pois além de raro, tem um papel importantíssimo nos resultados da empresa.