Seguramente o maior desperdício em uma organização é o
retrabalho. Quando se instala em uma empresa compromete sobremaneira os
resultados. O desperdício acaba neutralizando tudo que foi feito em prol dos
lucros dessa empresa. Estou falando em desperdício, pois esse é um sinônimo de
retrabalho.
Toda vez que se
executa um serviço com defeito ele compromete um número elevado de produtos
bons, pois se faz com defeito, desmancha-se e torna-se a fazê-lo.
Se tivermos a oportunidade de medir os tempos desses três
atos (fazer, desmanchar e refazer), percebemos que perdemos muitas peças que
jamais serão recuperadas, pois o relógio não pára e nem espera o conserto ficar
pronto. Produzir é brigar contra o tempo e esse é implacável. Se tiver uma
tarefa que faço em 1 minuto, poderei fazer 60 peças por hora, mas se nessa
hora, por qualquer motivo não fizer nenhuma, tenha certeza que na próxima hora
não farei 120, pois a hora continuará tendo 60 minutos.
Algumas empresas gostam de se enganar, pois têm uma equipe
que se chama – revisão e ficam felizes quando essa equipe consegue detectar os
defeitos, impedindo dessa forma que os clientes recebam peças com defeito.
Menos mal, pois não deixamos que o cliente receba essa peça defeituosa, porém
isso não eliminou o aumento do custo operacional, pois essa peça teve que ser
reprocessada. Estamos nos enganando.
Uma peça com defeito, na fábrica, deverá ser encarada como
um acidente, mas nunca poderá fazer parte de uma estatística pré-determinada.
Toda vez que damos oportunidade para se produzir com defeito, produziremos com
defeito.
É de se assustar o grau de desperdício das confecções,
talvez por falta de treinamento da liderança que administra essa produção,
também é assustador o número de peças que ganhamos quando eliminamos o
reprocesso e utilizamos nosso tempo de uma maneira “boa”, sem retrabalho e
fazendo bem feito na primeira vez. Isso sim é ter qualidade. A produção só será
eficiente se caminhar junto com a qualidade.
O maior desperdício de uma empresa não é o material que
acaba indo para o lixo, mas sim o tempo da mão de obra que foi desperdiçado
sendo mal aproveitado.
É importante saber o porquê da peça com defeito! Eu diria
que são dois os motivos:-
1. Quem a fez não estava treinada suficientemente para
fazê-lo bem feito.
2. Quem a fez não teve o capricho e comprometimento de
fazê-lo bem feito.
Evidentemente para cada uma dessas situações o líder deverá
ter uma medida corretiva diferente, mas muito provavelmente, ele líder, é quem
falhou.
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