OBJETIVO
O objetivo do programa é criar regras com a finalidade de
aumentar a eficiência do setor produtivo.
FERRAMENTAS UTILIZADAS
1.
Conscientização do pessoal envolvido. Reuniões com os
grupos com a finalidade de conscientizá-los das necessidades desse aumento e o
perigo se continuar nos mesmos patamares.
2.
Separar os motivos técnicos dos comportamentais.
3.
Nos motivos técnicos aplicar treinamento forte nas
operadoras para tornar a polivalência mais forte.
4.
Já nos motivos comportamentais estudar cada caso.
Tentar descobrir a possível falta de motivação ou outro qualquer motivo que
estejam contribuindo para tal resultado.
5.
Criar mecanismo para a liderança poder detectar mais
rapidamente os possíveis problemas, tais como indisciplina, problemas
particulares, falta de interesse por qualquer outro motivo.
AÇÕES
1.
Reuniões com o pessoal.
2.
Fazer cronograma para treinamento em máquinas.
3.
Conversas particulares com os elementos da equipe.
4.
Cursos para os líderes.
5.
Tornar as ações transparentes (quadros de marcações,
informações rápidas).
6.
Criar um projeto de valorização conforme resultados
(imediato).
A)
Reuniões com o
pessoal –
Nessa reunião aproveitar para “levantar a
moral” da equipe. Explicar muito claramente o motivo desse evento, explicar
detalhadamente as regras, a necessidade de atingir resultados satisfatórios e
acima de tudo mostrar a importância de cada pessoa dentro do seu grupo de
trabalho.
B)
Fazer cronograma
para treinamento em máquinas –
Abrir inscrição para curso e incentivar as
pessoas a aprenderem a trabalhar em mais equipamentos. Passar ao pessoal a
importância dessa multifuncionalidade dentro do processo produtivo. O quanto
tudo isso seria importante para a empresa e principalmente para a própria
funcionária. Dentro ainda desse assunto, criar um cronograma para tal
treinamento. Evidentemente deve ser feito fora do horário normal do expediente
com data de início e termino. Depois disso, qualificar a operadora conforme seu
desempenho. Provocar uma “vontade” da participação das operadoras.
C)
Conversas
particulares com os elementos da equipe –
Muitas vezes conversando com as pessoas
conseguimos descobrir fatos que estão sendo responsáveis pelo mau desempenho. A
humildade, muitas vezes, torna ou parece tornar as coisas mais complicadas. Até mesmo a falta de ter com quem dividir um
problema o deixa muito mais “pesado”. Desta forma esses problemas particulares
podem comprometer o resultado do trabalho. É importante criar uma agenda onde
“ouviremos” todos a fim de ajudarmos.
D)
Cursos para
líderes –
Mais que ninguém o líder precisa
ser preparado para enfrentar os problemas do dia a dia, até porque ser líder
não é apenas conhecer tecnicamente o trabalho, mas muito mais que isso é
necessário ter habilidade para trabalhar com pessoas.
A empresa poderá investir em dois
tipos de curso para essa liderança – o técnico, onde aprimorará os processos,
assim como métodos e tudo que seja correspondente ao operacional. Outro tipo de
curso é aquele que dará ferramentas para que o líder saiba ter postura diante
dos subordinados, ou seja, é totalmente comportamental.
E)
Tornar as ações
transparentes –
Toda informação sempre será bem-vinda e de
certa forma passará segurança ao subordinado. Temos que ter em mente que quanto
mais gente falar a mesma língua melhor. Quanto mais pessoas souber a verdade,
igualmente melhor. Os quadros de produção, as receitas de fabricação, as metas
claras e verdadeiras serão informações que jamais poderão faltar ao pessoal,
até porque é necessidade humana saber o resultado do seu trabalho. O que tenho
que fazer? O que fiz? Isso precisa ser muito claro e transparente. Da mesma
forma a conduta da líder deverá ser muito clara aos seus subordinados.
F)
Criar um projeto
de valorização conforme resultados –
É preciso valorizar os bons! Principalmente
no momento em que vivemos, pois é difícil conseguir uma pessoa que atenda
nossas necessidades. Desta forma precisamos diferenciar os bons funcionários,
pois caso contrário estaríamos nivelando o pessoal por baixo. Deveremos ter uma
filosofia e aplica-la – “Nunca permitir que a impunidade seja a causadora de
mais erros”. Ou seja, errou, pagou. Acertou, teve o reconhecimento. Valorizar
não significa dinheiro ou bem material, mas sim o reconhecimento. Um obrigado,
na hora certa, um elogio diante de toda a equipe e porque não dizer também
prêmios instantâneos.
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