sexta-feira, 6 de junho de 2014

PROGRAMA DE AUMENTO DE EFICIÊNCIA


OBJETIVO
 
O objetivo do programa é criar regras com a finalidade de aumentar a eficiência do setor produtivo.

 
FERRAMENTAS UTILIZADAS

1.      Conscientização do pessoal envolvido. Reuniões com os grupos com a finalidade de conscientizá-los das necessidades desse aumento e o perigo se continuar nos mesmos patamares.
2.      Separar os motivos técnicos dos comportamentais.
3.      Nos motivos técnicos aplicar treinamento forte nas operadoras para tornar a polivalência mais forte.
4.      Já nos motivos comportamentais estudar cada caso. Tentar descobrir a possível falta de motivação ou outro qualquer motivo que estejam contribuindo para tal resultado.
5.      Criar mecanismo para a liderança poder detectar mais rapidamente os possíveis problemas, tais como indisciplina, problemas particulares, falta de interesse por qualquer outro motivo.

 
AÇÕES

1.      Reuniões com o pessoal.
2.      Fazer cronograma para treinamento em máquinas.
3.      Conversas particulares com os elementos da equipe.
4.      Cursos para os líderes.
5.      Tornar as ações transparentes (quadros de marcações, informações rápidas).
6.      Criar um projeto de valorização conforme resultados (imediato).

A)    Reuniões com o pessoal –
Nessa reunião aproveitar para “levantar a moral” da equipe. Explicar muito claramente o motivo desse evento, explicar detalhadamente as regras, a necessidade de atingir resultados satisfatórios e acima de tudo mostrar a importância de cada pessoa dentro do seu grupo de trabalho.

B)     Fazer cronograma para treinamento em máquinas –
Abrir inscrição para curso e incentivar as pessoas a aprenderem a trabalhar em mais equipamentos. Passar ao pessoal a importância dessa multifuncionalidade dentro do processo produtivo. O quanto tudo isso seria importante para a empresa e principalmente para a própria funcionária. Dentro ainda desse assunto, criar um cronograma para tal treinamento. Evidentemente deve ser feito fora do horário normal do expediente com data de início e termino. Depois disso, qualificar a operadora conforme seu desempenho. Provocar uma “vontade” da participação das operadoras.

C)    Conversas particulares com os elementos da equipe –
Muitas vezes conversando com as pessoas conseguimos descobrir fatos que estão sendo responsáveis pelo mau desempenho. A humildade, muitas vezes, torna ou parece tornar as coisas mais complicadas.  Até mesmo a falta de ter com quem dividir um problema o deixa muito mais “pesado”. Desta forma esses problemas particulares podem comprometer o resultado do trabalho. É importante criar uma agenda onde “ouviremos” todos a fim de ajudarmos.

D)    Cursos para líderes –
Mais que ninguém o líder precisa ser preparado para enfrentar os problemas do dia a dia, até porque ser líder não é apenas conhecer tecnicamente o trabalho, mas muito mais que isso é necessário ter habilidade para trabalhar com pessoas.
A empresa poderá investir em dois tipos de curso para essa liderança – o técnico, onde aprimorará os processos, assim como métodos e tudo que seja correspondente ao operacional. Outro tipo de curso é aquele que dará ferramentas para que o líder saiba ter postura diante dos subordinados, ou seja, é totalmente comportamental.

E)     Tornar as ações transparentes –
Toda informação sempre será bem-vinda e de certa forma passará segurança ao subordinado. Temos que ter em mente que quanto mais gente falar a mesma língua melhor. Quanto mais pessoas souber a verdade, igualmente melhor. Os quadros de produção, as receitas de fabricação, as metas claras e verdadeiras serão informações que jamais poderão faltar ao pessoal, até porque é necessidade humana saber o resultado do seu trabalho. O que tenho que fazer? O que fiz? Isso precisa ser muito claro e transparente. Da mesma forma a conduta da líder deverá ser muito clara aos seus subordinados.

F)     Criar um projeto de valorização conforme resultados –
É preciso valorizar os bons! Principalmente no momento em que vivemos, pois é difícil conseguir uma pessoa que atenda nossas necessidades. Desta forma precisamos diferenciar os bons funcionários, pois caso contrário estaríamos nivelando o pessoal por baixo. Deveremos ter uma filosofia e aplica-la – “Nunca permitir que a impunidade seja a causadora de mais erros”. Ou seja, errou, pagou. Acertou, teve o reconhecimento. Valorizar não significa dinheiro ou bem material, mas sim o reconhecimento. Um obrigado, na hora certa, um elogio diante de toda a equipe e porque não dizer também prêmios instantâneos.

 

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