sexta-feira, 31 de julho de 2015

BUSCAR SOLUÇÕES OU DISTRIBUIR DESCULPAS?

Que a indústria de confecção é um “mar de problemas” nem preciso dizer. Só quem vive o dia a dia de uma produção que pode entender o que estou dizendo, porém os problemas precisam ser enfrentados e resolvidos, afinal o que trás os resultados positivos são as atitudes dos administradores e a rapidez em que esses problemas são solucionados.

Infelizmente é mais comum encontrarmos líderes de produção justificando erros do que empenhados em solucionar problemas. As desculpas vêm como avalanche e sempre tem um objetivo – “não é culpa minha”.

O líder de produção precisa ter humildade para admitir que erra, precisa deixar de lado a vaidade em benefício do profissionalismo, pois caso contrário os erros se repetirão frequentemente.

Como é impossível ficar livres de problemas é necessário ter capacidade em resolvê-los, muito embora alguns desses problemas fossem causados pela má atuação da liderança. Acontece que entre admitir que errou, talvez seja mais cômodo “jogar a culpa em terceiros”.

Tenho visto encarregadas dizendo – “Como posso ter uma melhor produção com essa costureira tão ruim?” Oras, se a costureira é ruim, duas são as razões – está mal treinada ou está com má vontade. O que essa encarregada tem que entender é que em ambos os casos a culpa é sua, pois quem não a treinou adequadamente? Ou se está com má vontade porque ainda faz parte da equipe? De quem é a culpa, da encarregada ou da costureira? Arrisco-me a falar que é só da encarregada.


Portanto se você é uma líder de produção e está lendo essa matéria saiba que errar não é vergonha e todos erraram, mas o vergonhoso realmente é buscar desculpas “esfarrapadas” e tentar justificar o injustificável...

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