Tenho ouvido muito essa frase! Porque esse fenômeno acontece
com frequência em nossas confecções?
Muito são os motivos, poderemos ficar aqui horas e horas
classificando esses motivos, porém alguns são comuns. Vamos analisá-los
separando em dois grandes grupos de problemas –
OS PROBLEMAS TÉCNICOS –
a)
Falta de conhecimento do produto. Ausência de
tempos operacionais levando em consequência falta de metas claras e palpáveis.
b)
Em consequência um desiquilíbrio das operações,
acumulando algumas, faltando outras.
c)
A falta de fluxo produtivo provocado muitas
vezes pelo layout inadequado, outras pelo próprio desequilíbrio apontado acima.
d)
A ausência de um acompanhamento mais eficaz da
produção. Sempre é bom acompanhar a produção num curto espaço de tempo. Já
sugerimos em outras ocasiões uma marcação de produção de hora em hora.
e)
O péssimo aproveitamento da mão de obra que
“despeja” operações não necessárias em detrimento de operações que renderiam
peças prontas.
f)
Máquinas mal reguladas comprometendo resultados.
g)
Grande quantidade de peças com defeitos.
h)
Treinamento fraco na mão de obra.
i)
Uma sequência operacional não adequada para o
produto.
j)
O desprezo por um gargalo, seja no tempo
operacional ou máquina.
k)
Falta do conhecimento técnico da liderança.
l)
Ausência de relatórios de produção que mostram
certeiramente onde “mexer” para corrigir os problemas.
Ufa! Estão achando muito problema? Com certeza outros muitos
provocarão esse arrepio de sentir a produção “capengando”, mas com certeza os
citados acima são os mais frequentes.
OS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS –
a)
Falta de motivação gerada por diversos fatores.
b)
A conscientização dos elementos do grupo de
trabalho muito perto de zero.
c)
A vaidade da liderança que se sobrepõe ao seu
profissionalismo e desta forma não permite a participação das costureiras nas
decisões.
d)
As panelinhas que se formam dividindo os grupos
de trabalho.
e)
Disciplina péssima, comprometendo resultados.
f)
A falta de atitudes da liderança que
simplesmente “assiste” os problemas e se limita às reclamações desviando a
atenção da sua péssima performance.
Pronto! Se vocês se atentarem aos problemas comportamentais
poderão facilmente perceber que quase sempre a culpa é da encarregada ou de
quem a escolheu como encarregada.
Para cada problema deveremos ter uma solução, mas solução
definitiva, que não volte a nos incomodar, pois caso contrário a situação
mostra que não aprendemos com nossos erros e tudo isso acaba virando uma rotina
devastadora a ponto de fazer parte do nosso dia a dia de tal forma que acabamos
achando os problemas normais.
Sempre digo que não tem problema ter problema, o problema é
não resolver o problema. Acontece que existem pessoas que adoram problemas para
justificar seu péssimo desempenho, usando-os como tampão de ineficiência e
principalmente incompetência.
Já falei em artigos anteriores nossas confecções estão
repletas de incompetentes...
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