sábado, 20 de fevereiro de 2016

QUALIDADE EM DOIS TONS

A qualidade de um produto deve ser ditada pelo fabricante e nunca pelo cliente. Explico: -
Ouço e fico admirado quando alguém diz: - “Cuidado com a qualidade desse produto porque é para o cliente X”. Pergunto, como assim? Só esse cliente merece receber um produto com qualidade? E os outros podem receber produtos com menor qualidade?

Acontece que logo vem a explicação – “ Esse cliente é mais exigente”. Absurdo! Todos deveriam ser, só assim essa fábrica “aprende” a trabalhar respeitando a qualidade.

Quando falamos em qualidade devemos sempre analisar em duas facetas – a qualidade do projeto e a qualidade do produto.

Qualidade do projeto é algo mais amplo, onde deveremos cuidar de todos os detalhes desse produto – uma matéria prima mais cara, talvez, um processo de fabricação com mais sofisticação, ou coisa parecida. Já quando falamos em qualidade do produto estamos falando especificamente do produto. 

Não é porque a matéria prima não é aquela de nível altíssimo, por exemplo, que poderemos costura-la com defeito.

Podemos ter uma peça fabricada com excelente qualidade e um bom preço em virtude da matéria prima e insumos não serem aqueles que atendem um público sofisticado, porém sua qualidade é boa. 

Não é porque o tecido é mais barato que faremos uma peça com má qualidade.

Qualidade acima de tudo é a satisfação do cliente. Um fusquinha deve ter a mesma qualidade de uma Mercedes. A Mercedes atenderá um consumidor, o fusquinha outro, mas ambos precisam ter qualidade.

Isso tudo é diferente de escolher o cliente para ter qualidade.

A qualidade só acontecerá se a filosofia for bem implantada na empresa. Qualquer produto, para qualquer cliente só poderá ser fabricada com muita qualidade, caso contrário teremos uma falha na “gestão qualidade”.

  

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