A qualidade de um produto deve ser ditada pelo fabricante e
nunca pelo cliente. Explico: -
Ouço e fico admirado quando alguém diz: - “Cuidado com a
qualidade desse produto porque é para o cliente X”. Pergunto, como assim? Só
esse cliente merece receber um produto com qualidade? E os outros podem receber
produtos com menor qualidade?
Acontece que logo vem a explicação – “ Esse cliente é mais
exigente”. Absurdo! Todos deveriam ser, só assim essa fábrica “aprende” a
trabalhar respeitando a qualidade.
Quando falamos em qualidade devemos sempre analisar em duas
facetas – a qualidade do projeto e a qualidade do produto.
Qualidade do projeto é algo mais amplo, onde deveremos
cuidar de todos os detalhes desse produto – uma matéria prima mais cara,
talvez, um processo de fabricação com mais sofisticação, ou coisa parecida. Já
quando falamos em qualidade do produto estamos falando especificamente do
produto.
Não é porque a matéria prima não é aquela de nível altíssimo, por
exemplo, que poderemos costura-la com defeito.
Podemos ter uma peça fabricada com excelente qualidade e um
bom preço em virtude da matéria prima e insumos não serem aqueles que atendem
um público sofisticado, porém sua qualidade é boa.
Não é porque o tecido é mais
barato que faremos uma peça com má qualidade.
Qualidade acima de tudo é a satisfação do cliente. Um
fusquinha deve ter a mesma qualidade de uma Mercedes. A Mercedes atenderá um
consumidor, o fusquinha outro, mas ambos precisam ter qualidade.
Isso tudo é diferente de escolher o cliente para ter
qualidade.
A qualidade só acontecerá se a filosofia for bem implantada
na empresa. Qualquer produto, para qualquer cliente só poderá ser fabricada com
muita qualidade, caso contrário teremos uma falha na “gestão qualidade”.
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