sexta-feira, 17 de junho de 2016

COMPARAÇÕES PERIGOSAS


Muitas vezes nos perguntamos porque não conseguimos fazer determinado produto ou mesmo uma operação desse produto, se nosso concorrente o faz. Quando essa afirmação acontece dentro da fábrica me reservo no direito de perguntar se quem fez essa afirmação conhece os recursos do nosso concorrente.

Parto do princípio que tudo pode ser feito, mas não nos esquecer que para cada situação existe um custo diferente. Dou um exemplo que serve como base do que estou afirmando: -

Uma determinada operação é feita, em nosso concorrente, com aparelhagem adequada e em consequência desse recurso (aparelho) ele consegue fazer um número de peças três vezes maior que nossa fábrica, que não possui esse aparelho. Também fizemos a operação, porém com um custo três vezes maior que nosso concorrente. Aí pergunto e aí? Será que nosso produto vai vender? Querem que eu responda? Claro que não venderá nada, pois não tem preço!

Nossos administradores precisam parar de fazer comparações absurdas, principalmente quando não têm conhecimento para tal.

Aliás essa falta de visão da gerência ou da administração de um modo geral têm sido responsável por tanto resultado desastroso e a empresa acaba sucumbindo em sua base.

Dar condições de trabalho para o setor de costura, por exemplo, é obrigação da administração, mas por falta de visão empreendedora desses empresários, muitas vezes, acaba não investindo num recurso que poderá baixar seu custo operacional de uma maneira significativa.

Acontece que o administrador só considera custo aquele dinheiro que ele vê saindo do seu caixa, não consegue ter essa visão para o que deixou de render melhor na sua produção.

Afirmo com certeza que essa perda é muito maior do que o valor do investimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário