sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SEU PRODUTO É VIÁVEL ECONOMICAMENTE?

Um cuidado que nem sempre as empresas de confecção adotam é estudar se seu produto tem retorno financeiro.

Em muitos casos, não existe uma preocupação do setor comercial ou mesmo de criação em analisar se a produção consegue produzir de uma forma rentável aquele produto super-elaborado.

Evidente que o setor de criação deve buscar modelos diferenciados, que provoquem o consumidor a adquiri-lo, porém jamais poderão se esquecer que a meta da empresa é o lucro. Quero dizer com isso que não adianta a peça ser maravilhosa se não irá gerar lucro. Ela precisa ser viável economicamente.

Tenho visto estilistas maravilhosas criando peças também maravilhosas muito embora o seu grau de dificuldade, no momento da produção, é tão grande que não existe como transferir essa dificuldade para o preço final do produto. E aí? Prejuízo! Não houve um estudo desse grau de dificuldade no setor produtivo.

 A piloteira levou meio dia para confeccionar essa peça. Deu um “jeitinho”, puxou aqui, esticou ali, pronto ficou excelente. Saímos com as amostras e vendemos 10.000 peças. E agora? Será que a produção poderá dar esses jeitinhos que a piloteira praticou em uma única peça?

É meus amigos, vocês estão achando que isso acontece pouco? Tenha certeza que todos os dias enfrentamos esse tipo de problema. Resultado – mais uma vez a produção “paga o pato”, pois vai ter que produzir 10.000 peças em tempo recorde...

Impossível! Estamos diante de um produto inviável economicamente e isso aconteceu porque provavelmente o setor de criação não tinha noção nenhuma de custos operacionais.

Temos que confeccionar produtos diferenciados, porém que acima de tudo permitam a empresa ter lucro, pois caso contrário...



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