sábado, 23 de setembro de 2017

UMA MANEIRA FÁCIL DE MANTER O FLUXO PRODUTIVO

Sempre advoguei em favor de manter o fluxo de mercadoria “acesso” no processo produtivo. Sem dúvidas esse é o caminho mais curto para atingirmos nossas metas, mas concordo que para que isso possa acontecer é necessário um acompanhamento permanente da célula de trabalho.

Da mesma forma afirmo que se analisarmos a produção em tempos curtos, conseguiremos mais sucesso nessa tarefa. Acompanhar a produção de hora em hora é uma das regras da produção, mas ainda poderemos facilitar ainda mais esse acompanhamento se a líder do grupo dividir a meta/hora em quatro e trabalhar objetivando os intervalos a cada 15 minutos.

Mais fácil de entender se acompanharmos o exemplo abaixo.

Imagine que estou produzindo um modelo qualquer cuja meta é de 40 peças por hora. Nessa receita de fabricação tenho uma costureira que estará responsável por 3 operações diferentes. Se dividimos essa meta por 4 (15 minutos) ela deverá fazer 10 peças de cada operação a cada quarto de hora. Sendo assim – 10 peças operação A, 10 peças operação B e 10 peças operação C. Fácil, consumiu os primeiros 15 minutos. No segundo quarto de hora repete a “dose”, assim como no terceiro e nos últimos 15.

Vantagens desse controle –

A)     A costureira nunca produzirá mais uma operação em prejuízo de outra.
B)      O fluxo será seguro e todas as operações serão  abastecidas.
C)      A costureira não terá dúvidas quando deverá parar uma operação para iniciar a outra.
D)     Mais fácil para que a líder possa encontrar algum problema.
E)      O baixo tempo de analise permitirá antecipar as possíveis correções no sistema.
F)      Maior envolvimento das costureiras em relação aos resultados.

Enfim esse controle poderá nos trazer uma maior condição de nos aproximarmos com mais segurança às nossas metas/hora.

Vale lembrar que para que isso possa realmente ser um controle auxiliar na produção deverá ter um acompanhamento bastante “vivo” da nossa líder de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário