Tenho visto muitos executivos de confecção se vangloriarem
porque não atrasam o atendimento dos pedidos aos seus clientes. Ótimo. Entregar
um pedido em datas combinadas com cliente é obrigação da empresa, porém isso
não significa que esse ato por si só seja a coisa mais importante com que a
empresa deva se preocupar. Entregou o pedido na data marcada, mas pergunto
quanto custou isso?
Nunca podemos esquecer que o objetivo da empresa é o LUCRO.
Portanto se o pedido foi entregue a qualquer custo e não gerou esse lucro, todo
esforço foi em vão.
Falo isso porque tenho visto certos absurdos acontecendo nas
confecções. Por falta de uma programação adequada comete-se verdadeiros
suicídios para poder manter uma data de entrega. Vou aqui citar alguns desses
absurdos – para-se, muitas vezes, os setores de costura para “ajudar” a
embalagem, assim como paga-se absurdos de horas extras para cumprir datas e
ainda se não bastasse toda essa loucura coloca pessoal sem treinamento, por
exemplo, para revisar a qualidade das peças produzidas. Paramos por aqui, pois
tenho visto muitas atitudes sendo tomadas para “corrigir” talvez um problema
administrativo.
Ficou em segundo plano o LUCRO. O aumento do custo
operacional foi tão grande que matou o grande objetivo da empresa. O pior é que
existe uma falsa impressão que a “batalha” foi vencida e alguém sem visão
empresarial grita alto e em bom tom – “nunca atrasamos nossos pedidos”. Grande
coisa, diria eu, enxergando que num futuro próximo essas loucuras acabarão
tornando insustentável um custo de fabricação tão absurdamente alto...
Aí darei uma de advogado do diabo – O pedido foi entregue na
data correta, mas quanto isso custou?
Tenha certeza, não valeu a pena...
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