terça-feira, 26 de julho de 2022

VAMOS ESTUDAR?

 

Não saber é normal, mas não poderemos achar normal não querer aprender!

Tenho visto a grande diferença de resultados na atuação de líderes quando conhecem o trabalho que realizam para os líderes que não conhecem claramente suas tarefas.

Nos dias de hoje, onde a técnica não tem limites, onde as fábricas se preparam com equipamentos mais sofisticados, onde a postura da liderança faz toda a diferença, não poderemos mais ter líderes de costura, por exemplo, como na década de 60 ou 70, quando bastava a “encarregada” saber costurar e montar uma peça, para ser considerada boa líder.

Tudo errado!

Nos dias de hoje precisamos mais do que isso. Precisamos de líderes que saibam fazer contas, que tenham o mínimo de noção de matemática, pois a nova liderança precisa "entender" não apenas de produtos, mas sim de processos. 

Se você não sabe, talvez não seja sua culpa, porém se não se interessar em aprender, aí sim, direi que é a única responsável pelos resultados ruins que vem obtendo.

Estude, aprenda e depois verá a diferença em sua performance...

Hoje ser uma líder de costura vai muito além de saber “montar uma peça”.

Estude e boa sorte!

terça-feira, 19 de julho de 2022

O EQUILÍBRIO DAS OPERAÇÕES NA PRODUÇÃO

 

Afirmo, com toda certeza, que para ter eficiência na produção é necessário que haja equilíbrio entre os tempos das operações, pois produção é peça pronta e como preciso produzir o mesmo número de peças em cada operação, só existe uma maneira de alcançar esse resultado: - é trabalhar minutos diferentes entre as operações. Vou dar exemplo: -  se tenho uma meta de 30 peças, em determinado produto e três operações diferentes,

Operação A – 2 minutos

Operação B – 1 minuto

Operação C – 3 minutos

Isso significa que para fazer 30 peças de cada operação, precisarei trabalhar minutos diferentes, ou seja: -

Na operação A – 60 minutos, na operação B - 30 minutos e na operação C - 90 minutos. Caso contrário não terei 30 peças conforme a meta do produto em fabricação.

Por essa razão que criamos a receita de fabricação, onde as operações precisam ser feitas de forma alternadas e cada uma delas exigirá uma quantidade de minutos diferentes.

terça-feira, 12 de julho de 2022

ZONA DE CONFORTO

 

Em muitos casos, onde os resultados são insatisfatórios, encontramos uma liderança completamente acomodada e aceitando os números ruins, pois não tomam medidas corretivas, quando a situação assim exige. Mudar, acompanhar a produção de perto, corrigir os erros e propor a retomada da produção exige ação. Ação é coisa que “certas” líderes não têm. Encontram-se numa tremenda zona de conforto que preferem apontar culpados para seu fracasso.

Mais uma vez vou repetir uma frase que todo líder de produção deveria saber - “A produção precisa ser acompanhada em espaços curtos de tempo, a fim de se corrigir imediatamente um problema que possa comprometer resultados.

Não estou afirmando que todas as líderes agem dessa forma, mas quase todas...

Zona de conforto, estão acostumadas a perder números na produção e acham que é normal. Pois fiquem sabendo que não é..... Um bom líder jamais se conforma com perdas e com certeza rastreará o problema até encontra-lo e eliminá-lo.

Quanta produção perdida! Como a empresa poderá ter lucro se a liderança age como se nada estivesse acontecendo, diante de números catastróficos?

Empresário, saiba que geralmente seu piso de fábrica é bom, porém só não consegue resultados melhores porque sua liderança está “dormindo diante de situações até mesmo infantis, pois a zona de conforto é imensa”...

O mais curioso é que esse fenômeno é maior na liderança mais antiga da fábrica, aquela que está mais para viver do passado do que resolver os problemas do dia a dia. Hoje é o que interessa. Não quero nem saber se você, “grande líder”, já fez muito pela empresa, aliás acredito que tenha sido paga para isso. Aliás isso é comum em qualquer contrato: - “alguém trabalha e outro lado paga”, portanto não use isso como se estivesse fazendo favor. Trabalhar bem é sua obrigação. Saia dessa zona de conforto e faça sua parte...

Que me desculpem os verdadeiramente líderes...                                                                 

 

segunda-feira, 11 de julho de 2022

QUEM FOI QUE DISSE?

 

Quem disse que “toda regra tem exceção?

Regra é sagrada e tem que ser cumprida, principalmente no processo produtivo e ponto final!

Regra não se discuti, se cumpre!

Tenho visto muitas regras serem quebradas e nem preciso falar o resultado disso – desastre na produção.

Um evento qualquer para se tornar regra precisa ser estudado é bem verdade, porém a partir do momento que virou regra, presume-se que foi avaliado e dessa forma tornou-se fundamental no processo de produção.

Toda vez que quebramos uma regra na produção estamos dando margem para que venha a próxima quebra e assim por diante. Já dizia um grande filósofo – “ Cerca que passa um boi, passa uma boiada”. Para o bom entendedor meia palavra basta...

Não quebre regra, nunca, pois caso contrário esse “vicio” fará parte do seu dia a dia...

segunda-feira, 4 de julho de 2022

O CUSTO DO TREINAMENTO

 

Nem é necessário comentar a importância do treinamento no processo produtivo! Costumo dizer que quanto mais a empresa investe em treinamento, melhor é seu resultado. Disso acredito que não há mais dúvidas.

Acontece que muitas empresas, ou muitos gestores parece que ainda não aprenderam essa lição.

Tenho visto muitas confecções com carência de pessoal treinado, o que torna os resultados horrorosos. Já dizia um mestre – “quanto mais treinada for a equipe, mais facilmente seu time ganhará o jogo”. Pura verdade...

Pergunto porque os gestores não investem em treinamento? Será que ficam com medo que seu funcionário vá embora da empresa e preencha uma vaga em seu concorrente? Será que é porque precisa pagar para treinar? Será que ainda não percebeu o estrago que um funcionário mal treinado trás para a fábrica?

Não sei qual o motivo, mas esse gestor continua com a cabeça nos anos 1970. Pobre empresa.... Na mão de um gestor imaturo que não consegue enxergar o óbvio!

Ainda reclama que “o mercado está ruim” por essa razão que não está vendendo o que precisaria. Realmente, o mercado está ruim, mas para as empresas que não têm qualidade, não tem preço e não cumpre seus prazos de entrega de mercadoria aos clientes, ou seja, para os incompetentes...

Certamente está faltando bons resultados, na fábrica, resultados esses que só se obtém com muito treinamento...

Pobre empresa...