quinta-feira, 20 de julho de 2023

A PONTUALIDADE NA ENTREGA DO PEDIDO

 

Um dos pilares do sucesso da empresa é, sem dúvidas, atender o cliente no que tange a pontualidade na entrega do pedido ( os outros dois – qualidade e preço), porém de nada adianta entregar o pedido na data certa se não houver lucro na venda.

Digo que a grande meta de qualquer empresa é lucro! Não podemos ser hipócritas, nenhuma empresa, no mundo, vive sem esse grande objetivo – lucro.

Pergunto, meu leitor, de que adiantaria entregar todos os meus pedidos “em dia” se não tenho o lucro? Entregou em dia, mas com prejuízo? Como assim? Falo isso porque existem empresários que se gabam em dizer que nunca atrasaram uma entrega, mas o custo para obter esse feito foi absurdo.

Não quero afirmar que não seja importante a pontualidade, muito pelo contrário, afirmei acima que isso é um dos pontos fortes para vencermos os concorrentes, ao afirmar que é um dos pilares do sucesso, mas...

Seja pontual, tenha qualidade, tenha custo operacional reduzido e assim terá uma base sólida para fazer da sua empresa, um sucesso...

quinta-feira, 13 de julho de 2023

ALTOS ÍNDICES DE ABSENTEÍSMO

 

A indústria de confecção sempre teve, tradicionalmente, um alto índice de absenteísmo, mas ultimamente esse número aumentou consideravelmente.

Independente dos motivos, sempre considero que o principal é a falta de comprometimento, provocado pela falta de motivação, principalmente no piso de fábrica.

Vamos mais a fundo nesse assunto e assim podemos imaginar que essa falta de motivação é provocada pelas mesmas razões de algum tempo atrás:-

1.      Baixos salários;

2.      Baixo reconhecimento do profissional, pelos gestores;

3.      Trabalho, ainda, muito artesanal;

4.      Líderes fracos, tirando o entusiasmo de costureiras;

5.      Falta de regras claras, que pela ausência, deixam de padronizar os processos.

6.      Falta de perspectiva, deixando de praticar uma política e um plano carreira.

7.      Departamentos de RH que ficam simplesmente assistindo tudo isso sem fazer absolutamente nada.

8.      Enfim, outras particularidades de cada empresa, que minam a motivação do pessoal.

Provavelmente se o gestor, de um modo geral, não perceber que precisa mudar a maneira de administrar sua fábrica ou equipe de trabalho, as coisas continuarão dessa forma ou talvez até piorem...

Coitadas de nossas fábricas, que dessa maneira perdem o poder de competir num mercado já tão complicado!

segunda-feira, 10 de julho de 2023

EMPRESA FAMILIAR - PARTE 2

 

Em outra oportunidade, aqui mesmo nesse blog, já falamos desse assunto – “A empresa familiar”. Naquela oportunidade pudemos mostrar os danos que a empresa sofre, quando as gerações entram em conflitos, muitas vezes por vaidade, ou seja, aquela disputa que não tem vencedor – “quem pode mais, a experiência ou a força do novo”? Isso é desastroso, mas agora vamos mais profundamente no assunto.

A nomeação de um “parente” para um cargo que exige um “profissional” também trás consequências desastrosas para a “saúde” empresarial.

Acredito que não é muito difícil entender que existem alguns cargos, na empresa, que devem ser ocupados por pessoas gabaritadas para exercê-los, pois caso contrário o preço a ser pago, mais uma vez pela empresa, são trágicos...

Imagine, você, meu amigo leitor, um leigo cuidando da parte financeira de uma empresa, ou uma pessoa que não tem conhecimento de contabilidade, fazendo de contas que é um contador, ou ainda uma pessoa completamente leiga no processo produtivo cuidando da produção, e até mesmo “um parente” que não sabe nada de mercado, cuidando do setor comercial dessa empresa. Isso vai dar certo?

Querem a resposta? É muito perto de zero!

Lamentavelmente esse fenômeno é muito comum nessas empresas familiares e não teremos resultados que possam sustentar a empresa no mercado.

Não estou afirmando que não possamos ter parentes no comando desses setores, porém, esses parentes antes mesmo de serem parentes, precisam ser profissionais das áreas que comandarão...