quinta-feira, 23 de novembro de 2023

FALANDO DE TREINAMENTO, MAIS UMA VEZ...

 

Sou um defensor daquele que um dia falou que o treinamento é o melhor investimento que uma empresa pode fazer.

Na minha vida de décadas trabalhando como consultor de produção pude ser testemunha, inúmeras vezes, que as empresas que têm sucesso são aquelas que encaram treinamento como investimento e nunca como um custo.

Tente obter, com uma equipe que não recebe treinamento a mesma performance com uma equipe que têm a oportunidade de ser frequentemente treinada. Impossível! Os resultados se mostrarão completamente diferentes.

Isso é um fato!

Acontece que infelizmente existem gestores que não conseguiram ainda enxergar esse fenômeno e se defendem argumentando que se treinar seu funcionário ele acaba indo trabalhar para um concorrente. Pura falta de visão desse empresário! Coitado, vai continuar com resultados medíocres e ainda acaba reclamando da falta de sorte!

Talvez ele até tenha tentado, em outra oportunidade, treinar alguém da sua empresa, porém não tomou alguns cuidados que deveremos ter quando falamos em treinamento. Vamos lá:-

Quando resolvermos investir nesse campo deveremos tomar alguns cuidados para que esse treinamento não se torne algo inútil, aqui vão algumas dicas:-

1.      É preciso saber quem você está treinamento.

a)      Essa pessoa quer receber esse treinamento?

b)     Essa pessoa tem potencial para absorver tal treinamento?

c)      É uma pessoa comprometida com os resultados da equipe?

d)     Qual é o sentimento de futuro desse funcionário, quanto a empresa?

e)     Por que razão você o escolheu para ser treinado?

2.      Qual é o benefício para a empresa em treiná-lo?

3.      Você acredita que a dedicação desse funcionário será plena em adquirir mais conhecimento?

4.      Ele tem grau de instrução (escolar) para esse tipo de aprendizado?

Se todas essas questões forem favoráveis, aí sim, inicia-se o treinamento, até porque se por ventura algum desses itens acima citados não forem favoráveis, nesse caso esse treinamento será “jogado fora” e tornar-se-á um custo.

Quem sabe foram por essas razões que tornaram esse gestor uma pessoa que acredita que não vale a pena treinar.

Procure um monitor que tenha o “dom” de ensinar e um “bom método” de ensino, agora sim, tudo pronto para colhermos um bom resultado, uma vez que estamos plantando uma boa semente.

Lembre-se da minha afirmação no início dessa matéria – “ As equipes treinadas são aquelas que obtém os melhores resultados”...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário