sexta-feira, 3 de maio de 2024

A COBRANÇA POR RESULTADOS

 

Parar de ser hipócrita é necessário para poder viver a realidade. Por que digo isso?

Tenho ouvido muito gestor dizendo que o objetivo da sua empresa é empregar, é ajudar a sociedade, a permitir que o  seu “colaborador” tenha uma vida feliz. Mentira!

Seu objetivo é ter “lucro” e pronto! Como já afirmava o Goldratt, em sua obra “A Meta”,

“A meta de toda empresa deve ser o lucro”.

Se a empresa consegue esse objetivo criando uma felicidade para seu “colaborador”, melhor ainda, mas deixemos de ser hipócritas, precisamos de resultados...

Para obtermos resultados é necessário muita disciplina, determinação e processos claros e definidos, caso contrário andaremos na contramão dos princípios da administração da empresa.

Eu falei resultados! Esses resultados muitas vezes são acompanhados de medidas antipáticas como cobranças...Como o empresário, pode deixar de cobrar alguém que não apresenta resultado?

Acredito que toda vez que um gestor não cobra quem “não fez” ele desvalorizará quem “fez”.

A cobrança precisa existir, até para motivar seu colaborador, a fim de que ele perceba que ele é importante, pois caso contrário estará pensando :- “que importância tenho eu, se quando realizo ou não minha tarefa, ninguém me cobra”?

Portanto cobre, para valorizar seu colaborador. Ele se sentirá importante...

Cobrar não significa ser cruel, muito pelo contrário, é ajudar alguém a realizar aquilo que pode, é motivá-lo, desafiá-lo, mostrando de forma educada que tem capacidade e potencial para crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário