A empresa de confecção deverá ter a responsabilidade de
manter vivo o equilíbrio entre as duas áreas – comercial e industrial. Corremos
um risco de comprometer todo resultado se esses dois departamentos não “falarem
a mesma língua”.
Quero deixar claro que não podemos produzir acima da
necessidade, para evitar que os custos com “estoques” se elevem, mas da mesma
forma, não poderemos vender mais que a capacidade produtiva, pois não vamos
atender eficientemente nossos clientes. Esse equilíbrio é fundamental para a
saúde financeira da empresa.
Evidente que se conseguirmos mais pedidos, precisamos atendê-los,
porém será necessário aumentar os recursos produtivos (mão de obra e equipamentos
) e adicionarmos em nossos custos operacionais.
Esses dois setores precisam “conversar” o tempo todo para
manter esse equilíbrio. É interessante que o comercial seja frequentemente
informado da capacidade produtiva da empresa, para que possa respeitar o limite
produtivo da fábrica. Tenho visto uma relação estranha, quando o gerente
comercial diz – “tem que entregar nessa data”. Se virem!
Pergunto, como se virem, se nossos recursos não alcançam
essa necessidade? Teremos que entregar, mas isso custará, de repente
comprometer os lucros da empresa, uma vez que precisaremos cometer “loucuras”
que comprometerão todo lucro do produto.
Lembrar sempre que a meta da empresa é o LUCRO.
Tenho conversados com empresários que se vangloriam dizendo –
“nunca atrasei um pedido”. Mas em contraposição respondo – “grande coisa”, pois
entregou, mas com prejuízo, pois poderia ter 10 pessoas envolvidas no processo
produtivo e acabou utilizando 20 pessoas. Esse adicional fazia parte dos custos,
ou foi simplesmente para atender o pedido na data e não se preocupou com seu
lucro?
Pense nisso enquanto é tempo...
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