quarta-feira, 2 de outubro de 2024

TIPOS DE GARGALOS OPERACIONAIS

 

Os gargalos de produção são os causadores de interrupção no fluxo de mercadoria dentro do processo de costura. Isso é fácil de constatar à medida em que os acúmulos de peças entre as operações começam a serem notados.

Esses gargalos podem ter diversas origens. Basicamente podem ser provocados por operações naturalmente mais complexas em comparação com as demais da peça que está sendo fabricada, assim como podem se originar na falta de algum equipamento, cuja operação exige mais tempo para ser fabricada. Nesse segundo caso, para esclarecer, vou dar um exemplo – A operação exige 75 minutos  de fabricação por hora e só tenho uma máquina, para tal operação. Isso significa que tenho apenas 60 minutos, ou seja, tenho um déficit de 15 minutos. Conclusão – gargalo a vista...

Seja como for, gargalo precisa ser eliminado, caso contrário contribuirá para o aumento de custo operacional, provocado pela perda de mão de obra.

Se o problema for uma operação complexa, a solução seria estudar uma maneira de simplificar tal operação, a fim de reduzir o tempo dela. Esse estudo deve ser feito no momento da criação do modelo. Agora se o problema for a falta de um equipamento temos duas saídas – ou compra-se  mais máquina  ou reduz-se o número de costureiras do grupo para equilibrar tempo máquina versus tempo mão de obra, dessa forma equalizo os dois pontos.

Lembrar sempre que é o gargalo que determina o potencial da produção da sua fábrica. Portanto toda atenção para não perder mão de obra sem perceber, ou só perceber no momento de “fechar a conta”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário