terça-feira, 7 de outubro de 2025

GENTE

 

Se notarmos bem os problemas que comprometem os resultados da produção de uma confecção, poderemos, facilmente, constatar que grande parte deles poderemos creditar as pessoas (gente). Seja pela incapacidade, seja pela falta de comprometimento, seja pela falta de treinamento ou até mesmo de falhas na gestão, não fugiremos de “GENTE”.

Dessa forma, deveremos buscar as razões desse mal desempenho e a partir de detectados, buscar soluções para corrigi-los.

Em primeiro lugar deveremos levantar os problemas, pois além de falta de comprometimento ou mesmo capacidade, existem outros fatores que contribuem para que as pessoas falhem, vamos numerá-los –

1.        Falta de clareza nas tarefas.

2.        Falta de um processo claro e eficiente.

3.        Falta de “gostar” do que faz.

4.        Falta de amor e prazer no trabalho.

5.        Outros fatores, que dependendo das empresas, se apresentam pontualmente.

Possíveis soluções, pois cada caso deverá ser trabalhado –

1.        Falta de clareza nas tarefas.

O colaborador sempre deverá dar um feedback ao seu gestor, a fim de mostrar que realmente sua tarefa está bem clara, para atender uma necessidade. Toda vez que alguém não entendeu claramente como tem que exercer corretamente sua função isso gerará problema, muito embora, esse é um problema que somente as pessoas poderão resolver (GENTE).

2.        Falta de processo claro e eficiente.

O processo e a padronização são essenciais para que o colaborador tenha segurança e domínio sobre sua tarefa e assim consiga ter êxito e resultado, fato esse que o valorizará, afinal vivemos de resultados.

3.        Gostar do que faz.

Essencial para bons resultados. Pergunto, como realizar um bom trabalho se não gosto do que faço? Impossível. O colaborador sempre se sente infeliz, resultado – ruim.

4.        Falta de amor e prazer em realizar suas tarefas.

Fundamental que que haja a chance do funcionário estar bem. Amar o que faz. Sentir prazer, transformar o trabalho num hobby e não num castigo. Portanto gestor admita pessoas com essa qualidade, que amem o que faz.

Evidente que cada empresa deverá conhecer profundamente os motivos onde as pessoas falham e trabalhar cada caso separadamente, mas não poderemos achar que é normal esses acontecimentos que têm contribuído em muito para resultados desastrosos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário