sábado, 11 de maio de 2013

O AMOR DA PRODUÇÃO


A produção não existirá se não houver o AMOR.

A = Atitudes

M = Motivação

O = Organização

R = Resultados

A falta de atitudes dos líderes e encarregados de produção muitas vezes compromete a eficiência do setor produtivo. Não é novidade nenhuma se perder produção porque os problemas deixaram de ser resolvidos na hora em que aparecem, pois os líderes não tomaram medidas corretivas rapidamente. Não existe uma confecção que não tenha problema na produção, porém o grande segredo é resolvê-lo imediatamente, caso contrário os resultados serão afetados. Evidentemente para que isso aconteça é necessário ATITUDES do líder.

Da mesma forma que apontamos a falta de atitudes da liderança como ponto forte para comprometimento de resultados, podemos falar que a falta de MOTIVAÇÃO também será comprometedora. Uma equipe que não esteja motivada não poderá render todo potencial que tem. Mais uma vez a habilidade da liderança entra em jogo! Ter que “matar um leão por dia” no setor produtivo faz com que muitas vezes a chefia não dê importância a alguns detalhes importantíssimos como, por exemplo, a valorização do seu subordinado, a falta de vibração quando as metas são atingidas, a falta de correção quando existem desvios nos resultados, enfim, fatores que acabam desmotivando o grupo e desta forma contribuem para o fracasso, pois metade do sucesso está na motivação de quem faz!

Outro fator determinante nos bons resultados da produção está na ORGANIZAÇÃO do setor. Também é comum encontrarmos confecções perdendo muita produção por não trabalhar organizada, com padrões definidos, com critério e desta forma, pela própria falta de regras acaba se perdendo na bagunça generalizada e mais uma vez, números ruins.

As regras devem fazer parte da produção, a padronização, a ordem, enfim, tudo aquilo que nos leve a resultados. Existe até mesmo uma filosofia japonesa que advoga em favor da ORGANIZAÇÃO – Os 5S!

O R do AMOR está naquilo que é mais importante para o setor de produção – os RESULTADOS.

Incompreensivelmente existem, ainda hoje, encarregadas de produção que não se atentam a resultados. Não perceberam que não adianta “jogar bem” se não se ganha o jogo. E ganhar o jogo significa obter resultado. Essa é uma característica de encarregada à moda antiga, limita-se a trabalhar as operações e não dão importância ao produto completo. Lamentável, pois de que adianta eu produzir uma operação se as demais não acompanham. Com essa filosofia o resultado não acontecerá, muito embora, em certos casos, as costureiras trabalharam muito bem, mas lembre-se na operação e não no produto.

Nunca a líder de produção poderá se esquecer de que um grande aliado para se obter resultados é o acompanhamento, os relatórios de produção, os controles (que devem ser feitos rigorosamente de hora em hora).

Sendo assim, quando o setor produtivo é administrado com AMOR não existem barreiras, dificuldades ou problemas que possa contê-lo, os “leões” serão mortos dia a dia e toda vez que houver fechamento do mês, teremos razões de sobra para ter alegrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário