sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A FALTA DE RESULTADOS NA PRODUÇÃO

As variáveis no processo produtivo podem ser inúmeras! Elas são as responsáveis, muitas vezes, pelos maus resultados. Quando metas não são alcançadas, geralmente o piso da fábrica acaba sendo responsabilizado e na maioria das vezes isso não é verdade, pois a pré-produção tem um peso grande nesse fracasso.
Não estamos, de forma nenhuma, isentando a responsabilidade do piso de fábrica, mas da mesma forma, não queremos ser injustos. Sendo assim, deveremos separar os possíveis problemas causados pelas costureiras e outros causados pelos administradores dos grupos de trabalho.

Problemas causados pelo piso de fábrica =
a)      Falta de ritmo de costureiras.
b)      Falta vontade de fazer bem feito.

Problemas causados pelos administradores da produção=
a)      Falta de motivação da equipe.
b)      Falta de treinamento das operadoras.
c)      Falta de planejamento.
d)      A não obediência às regras adotadas pela própria administração.
e)      Falta de conhecimento técnico.
f)        Pouca capacidade de absorver treinamento (líderes).
g)      Liderança com visão errada de produção. Advogam em favor da operação e não do produto final.
h)       Outros conforme a característica das empresas.

Portanto, poderemos mostrar que o resultado negativo tem muito mais a haver com a condução da equipe do que propriamente com a equipe. Nesse caso, detectado o problema, troca-se a chefia e resolve-se o assunto. Nem sempre é assim, temos também que colocar nessa “panela” de incompetência a postura da direção da empresa que por sua vez deveria acompanhar o dia a dia da sua fábrica, mas limita-se a reclamar e não se “envolve”, além do mais não tem atitude diante de tanta incompetência. Reclama no fim do mês, pois é em seu bolso que vai doer, mas geralmente tudo fica como antes e o próximo mês repete a dose.

Está faltando controle da empresa. Está pagando para alguém fazer! Isso é verdade, porém se esse alguém não faz...

A única chance de se obter resultados positivos é o controle. É ter ferramentas rápidas que permitam corrigir qualquer desvio de números. O acompanhamento preciso e verdadeiro da produção é o caminho que permitirá as correções na hora certa, é o que fará com que a empresa possa seguir as regras que foram pré-estabelecidas. Comumente encontramos empresas onde o tempo faz com que os relatórios e controles se percam, deixem de ser feitos, ser lidos e analisados, o que quase sempre mascara resultados ao longo do período de análise. Costumo dizer que a culpa é sempre do encarregado, o que não deixa de ser verdade, mas a escolha do encarregado (que, aliás, foi feita pela direção da empresa) tem tudo a haver com os resultados, pois encarregado com “cabeça pequena”, pouco poder de assimilação, lento, sem garra e sem conhecimento do processo é um desastre!

Aí, nesse caso a culpa não foi do encarregado, mas sim do encarregado do encarregado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário