sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O ACÚMULO INTERMEDIÁRIO

A filosofia do Just-in-time é antes de mais nada matar acúmulos ou estoques de qualquer espécie. Isso vale para matéria prima, aviamentos, produtos prontos ou em processo. Quando falamos em produtos em processo significa que não poderemos ter acúmulos de peças entre as etapas produtivas.

Se formos mais diretamente para o setor de costura queremos dizer não é admissível ter peças paradas entre as máquinas. Que as operações têm tempos diferentes já falamos aqui por diversas vezes, mas isso não justifica que uma operação deve ser feita a mais que outra, só porque é mais simples.

Também estou sendo repetitivo quando digo que produção é peça pronta, que produzir é produto e não operação, pois acompanhe meu raciocínio – se produzirmos uma determinada operação em desiquilíbrio com outras, simplesmente gastamos mão de obra desnecessária e esse tempo gasto a mais nessa operação (que gerou acúmulo no processo) faltou na outra que deixou de ser feita.

Aprenda a descobrir o verdadeiro problema quando existe aquela quantidade de peças a mais em determinada fase da costura. Veja o exemplo abaixo.

Tenho um acúmulo entre as operações A e B. Visivelmente podemos constatar esse problema. 

Certamente esse fenômeno aconteceu porque a operação A fez um número maior de peças que a operação B comportaria, ou ainda a operadora de B não foi eficiente para realizar a operação no tempo padrão. Seja como for, temos um problema de acúmulo de peças entre as operações. Seu custo se elevou, pois, jogamos fora mão de obra.

Toda vez que uma costureira executa uma operação e essa entra numa fila de espera, perdemos. Just-in-time.

Acontece que o acúmulo intermediário é um tampão para a ineficiência do sistema, pois até já ouvi lideres defendendo essas “peças a mais” dizendo que “se acontecer algo imprevisto” já tenho uma compensação. Ora, minha gente, estamos admitindo algo errado? Na verdade, o que está faltando são as atitudes rápidas para sairmos de “acidentes “que se apresentam em nosso cotidiano. Isso é mais ou menos o mesmo que dizer - vou comprar um par de muletas porque “pode ser que amanhã eu quebre a perna”.  Absurdo!

Tudo isso é custo!

Só para lembrar – você pode perder um pedido por centavos e nada justifica que o processo produtivo seja “inchado” com acúmulos de peças desnecessárias entre as máquinas.

Você sempre terá dois caminhos a escolher –
1.       Acumule peças e pague pela ineficiência ou
2.       Seja rápido, eficiente e acompanhe o processo passo a passo para fazer as operações de forma equilibradas.

Tenha uma boa escolha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário