sexta-feira, 13 de outubro de 2017

CUSTO DE FABRICAÇÃO - segunda parte

Quero entender como se faz um custo operacional se não se tem o tempo que a peça leva para ser fabricada. No mínimo estranho.

Em se falando de custos, tenho visto muita empresa “chutar” o custo de mão de obra na produção. Fazer o custo é apenas matemática, precisamos da base de informação, para tal. Na produção por exemplo, na maioria das empresas (principalmente as de menor porte) não existe um trabalho de crono análise no sistema produtivo, fato esse que por si só limita a informação.

Pergunto como fazer um custo correto, se não temos o tempo de fabricar tal peça? Impossível! Mais uma vez a falta de dados contribui para que os erros sejam fatais ao sucesso do produto.

Tenho visto que algumas empresas até tentam montar um custo operacional, porém tomam como base o que aconteceu e não o que poderia ter acontecido. Explico melhor –
A empresa produziu 5.000 peças e esse número acaba sendo base para montagem do custo. Erro muito grande, pois o fato de se ter produzido 5.000 peças não significa que esse número não poderia ter sido maior, se trabalhasse com eficiência.

Lembrar sempre que existe uma diferença entre o que se produziu e o que deveria ser produzido. Se existe diferença entre eles, tenha certeza, houve ineficiência no setor produtivo. Acontece que o cliente, ou mesmo o consumidor final não estão mais dispostos a pagar pela ineficiência de sua fábrica. E aí? Pela incapacidade (talvez pela falta de informação do tempo operacional) o custo foi “chutado” e como tudo que é tratado dessa forma –perdeu-se....

Custo correto, assim como planejamento bem feito e pontualidade nas datas de entregas dos pedidos são os fatores que fazem a diferença.

Acredito que você concordará comigo quando afirmo que é fundamental a empresa conhecer seu real potencial produtivo, pois somente assim poderá ter segurança nos preços que está praticando, além de poder corrigir um problema que muitas vezes fica “escondido” na fábrica.

Tenha um cronometrista, esse profissional poderá lhe mostrar a real situação de cada produto em relação aos recursos que você tem a produzir.


Só assim você poderá ter um custo de fabricação correto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário