Nunca deveremos permitir que a necessidade de sermos rápidos
comprometa resultados.
Evidente que tempo é dinheiro e sempre precisamos sair na
frente do concorrente e atender bem nossos clientes não permitindo que haja atraso
no prazo de entrega dos pedidos. Isso é obvio. Acontece que muitas vezes isso é
confundido com falta de plano de trabalho. Preciso fazer tudo correndo e
ficamos vulneráveis quanto ao sucesso do nosso objetivo.
A produção, geralmente, é vítima de atropelos que acabam
comprometendo significativamente a eficiência do setor.
É fundamental termos um planejamento para tudo aquilo que
produzimos. Podemos citar um fato que costumeiramente deixa todos com a
sensação de que poderíamos ter feito melhor. Vou dar um exemplo para clarear
essa minha afirmação: - O normal é que estudemos o produto a ser fabricado, ou
seja, esse é o caminho para sermos eficiente. Arrisco aqui o passo a passo para
atingirmos esse objetivo –
Em primeiro lugar deverá existir uma análise desse produto,
estudar as operações que poderão comprometer a produção, estudar a melhor
sequência operacional, as máquinas adequadas para cada operação, os meios de
realiza-las com a maior eficiência possível.
O próximo passo é cronometrar essas operações a fim de poder
determinar uma receita de fabricação adequada. A partir do momento que obtemos
o tempo otimizado, criar as metas conforme a composição dos grupos de trabalho.
Outro passo importante é treinar a costureira para realizar
essas operações nos tempos determinados.
Método correto, metas atingidas. Isso
é o mínimo para podermos trabalhar com sucesso.
Agora vamos a realidade – Tudo isso que relatamos acima
geralmente não acontece...
O produto entra no grupo de produção sem estudo prévio
nenhum, é feito sem critério, os tempos operacionais são feitos de qualquer
forma, os gargalos de produção não são observados, as máquinas não estão
preparadas para as operações, enfim, tudo de forma improvisada e sem critério.
A alegação para esse caos? Não deu tempo.... Tudo está entrando na
produção de forma atropelada...
Pergunto, como ser eficiente diante de um quadro desses?
Isso chama-se falta de planejamento. É mais fácil culpar o
cliente que fez o pedido com pouco prazo.
Devemos aprender que isso não é
problema do cliente, mas sim nosso, da nossa incompetência.
Tudo precisa ser planejado, caso contrário, pagaremos
caro...
Coitado do pessoal da produção, sempre será taxado de
incapaz, precisa fazer milagres para cobrir a fazer de bom senso dos gestores,
que nem sabiam as condições desfavoráveis no setor de produção.
Lucro? Resultados? Fica por conta do atropelo...
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