segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

CONTRATAR OU TREINAR?

 

De repente a líder deixou a empresa em busca de novos desafios. Aí vem a pergunta, contratamos alguém com experiência ou deveremos dar oportunidade para “uma prata da casa”? Eis a questão!

Se a opção for contratar alguém “pronto”, a empresa deverá saber que a seleção precisa ser rigorosa e essa nova líder , mesmo sendo experiente, precisará de um tempo de adaptação para conhecer o novo desafio. Se a opção cair em dar oportunidade para que alguém seja promovido, então, o treinamento deverá ser intenso, a fim de preparar a futura líder.

Em ambos os casos sempre existirá risco de não dar certo, porém, é necessário enfrentar a realidade e não esperar milagres a curto espaço de tempo. É uma mudança e a empresa poderá passar por momentos delicados  com esse novo comando. Isso faz parte do jogo, mas com certeza depende muito de como a direção ou gerência vai acompanhar a nova líder.

Particularmente gosto muito de dar oportunidade para profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa, principalmente se essa empresa tem uma política legal de “plano de carreira” para seus funcionários, mas lembrar sempre que o treinamento será fundamental para o sucesso.

 Não necessariamente uma boa costureira será uma boa líder de produção. Uma coisa é ser bom tecnicamente, outra coisa é saber comandar uma equipe, pois estamos falando de liderança, onde a maior qualidade de um líder deverá ser “comandar pessoas”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário